Os festivais como encenação da sociedade

Autores

  • Ciro Flamarion Cardoso Professor titular de História Antiga e Medieval da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do Centro de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade (Ceia/ UFF) e do Programa de Pós-graduação em História (PPGH/UFF).

Palavras-chave:

encenação ritual do social, festival egípcio de Opet, encenação envolvendo a deusa Palas Atená na época da tirania.

Resumo

Este artigo parte da indagação sobre se seria possível estender a algumas sociedades antigas o enfoque de certos festivais como uma encenação da realidade, como no estudo realizado por Robert Darnton a respeito de uma procissão religosa francesa dos Tempos Modernos. O tema é explorado com um exemplo egípcio, relativo ao festival de Opet (Tebas, século XIII a.C.), e outro helênico −o episódio da volta de Pisístrato ao poder, quando foi encenado um apoio da deusa Palas Atená a esse fato político (Atenas, século VI a.C.).

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Publicado

2020-07-24

Como Citar

CARDOSO, Ciro Flamarion. Os festivais como encenação da sociedade. PHOÎNIX, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 12–26, 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/36458. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos