LÍNGUA(GEM), DISCURSO E EDUCAÇÃO: OS DESAFIOS DIANTE DOS RECENTES MOVIMENTOS DA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v6i3.49453

Keywords:

Base Nacional Comum Curricular, Educação, educação brasileira, ensino de língua portuguesa, ensino de língua materna

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jonathan Ribeiro Farias de Moura, Fundação Oswaldo Cruz

Possui graduação em Letras - Português-Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro bacharelado (2012) e licenciatura (2013); mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015); e doutorado pelo mesmo programa de pós (2018). Atualmente é professor-pesquisador na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - FIOCRUZ. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de discurso, discurso, imagem, história das ideias linguísticas, construções lexicais e o linguajar da comunidade LGBT.

Viviane dos Ramos Soares, Fundação Oswaldo Cruz

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020). Possui mestrado em Linguística (2009) e bacharelado e licenciatura em Letras (Habilitação: português-inglês) pela mesma instituição. É professora de Língua Portuguesa da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). É pesquisadora do Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som (LABEDIS), vinculado ao Setor de Linguística do Museu Nacional (MN) na UFRJ. Atua, principalmente, nos seguintes campos: Análise de Discurso, Saber Urbano e Linguagem, História das Ideias Linguísticas, Ensino de Língua Portuguesa, Educação Profissional em Saúde.

Published

2022-01-17

Issue

Section

Dossiês