MATERIALIDADES DISCURSIVAS EM ETNOMATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.61358/policromias.2024.v9n1.63489Resumo
Este artigo investiga como os marcadores discursivos influenciam o raciocínio numérico na resolução de problemas de matemática. O estudo analisa respostas de alto desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) entre 2010 e 2013. A análise revela que a linguagem, além de expressar palavras, também materializa números e imagens de forma estilística. A diversidade de estilos linguísticos nas respostas não interfere na sua eficácia matemática. A partir da perspectiva de análise de discurso de Michel Pêcheux, explora como variações culturais em palavras, números e imagens criam possibilidades discursivas para uma comunicação matemática eficiente. Argumenta-se que a integração de referências e práticas culturalmente relevantes na educação matemática aprimora a capacidade dos alunos de articular e interagir com diferentes modos semióticos em suas respostas. O estudo examina como os marcadores discursivos operam lógicas lexicais, numéricas e visuais, gerando um efeito de sentido próprio de cada resposta. Enfatiza a importância de pesquisas futuras sobre os aspectos estilísticos e discursivos da educação matemática, a fim de compreender como essas dimensões se inter-relacionam e são influenciadas por fatores sociais, históricos e culturais.
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