VIDA E MORTE DE UMA ESCULTURA ALEGÓRICA: UMA ANÁLISE DO REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS NA CONFECÇÃO DO CARNAVAL CARIOCA
DOI :
https://doi.org/10.61358/policromias.v5i2.38528Mots-clés :
Reaproveitamento, Ressignificação, Escolas de Samba, Trajetória dos objetos.Résumé
Este breve ensaio tem como objetivo analisar a trajetória de uma escultura carnavalesca, mobilizada em narrativas distintas e por diferentes agremiações. A partir do processo de reaproveitamento de materiais na confecção dos desfiles das escolas de samba da série A do Rio de Janeiro, acompanhamos o recente caso de reaproveitamento de uma escultura alegórica em suas diversas aparições, conhecida no universo do carnaval como Madre Teresa de Calcutá. Assim, damos luz a capacidade de ressignificação que um mesmo objeto ganha em desfiles diferentes. Amparados pelo processo ritual de vida e morte das alegorias proposto por Cavalcanti (2012), acreditamos que essa prática de reaproveitamento de materiais contribui para sua manutenção.Références
ARAÚJO, E. Valorizando a batucada: um estudo sobre as escolas de samba dos grupos de acesso C, D e E do Rio de Janeiro. Tese de Doutoramento apresentada ao programa de Artes Visuais da Escola de Belas Artes – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008.
BARBIERI, Ricardo José. O Acadêmicos do Dendê da Ilha do Governador: competição e colaboração entre as escolas insulanas. Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v.8, n.2, p. 183-197, nov. 2011.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Carnaval carioca: dos bastidores ao desfile. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.
__________________. As alegorias no carnaval carioca: visualidade espetacular e narrativa ritual. Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, 17-27, 2006.
__________________. Formas do efêmero: as alegorias em performances rituais. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 13, n. 1,2, p. 163-183, dez. 2012.
GELL, Alfred. Arte e agência. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
KOPYTOFF, Igor. A biografia cultural das coisas: a mercantilização como processo. IN: APPADURAI, Arjun. A vida social das coisas: as mercadorias sob uma perspectiva cultural. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2008.
SIMAS, Luiz Antônio. O corpo encantado das ruas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.