SUBJETIVIDADE E VERDADE: A ESCRITA DE SI NAS CARTAS DE SÊNECA A LUCÍLIO À LUZ DE FOUCAULT

Auteurs

  • Vilmar Prata Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. Membro do Grupo de Pesquisa em Filosofia Antiga VIVAVOX e bolsista CAPES.ORCID: 0000-0001-9629- 5461.E-mail: vilmarlabedisco@gmail.com.

DOI :

https://doi.org/10.61358/policromias.v7i1.52558

Résumé

O que Foucault identifica como práticas de subjetivação entre os indivíduos e mais
especificamente, no caso que trago à luz para essa discussão, entre mestre e discípulo, ele
propõe uma visada que estabelece como ponto de partida o ethos grego, que, aliás, teve
influência direta no pensamento helenístico posterior. Fazendo surgir o problema da constituição
do sujeito, a partir do interesse pela verdade, a verdade de si, que, consequentemente,
acaba indo de encontro à verdade do outro. Tentando dissolver a problemática levantada
em questionamentos que o inquietava e o levou a colocá-lo como critério norteador para se
pensar e estabelecer o tripé: sujeito, subjetividade e verdade, Foucault com a coragem típica
de um filósofo comprometido com a filosofia, enfrenta questões levantadas por ele mesmo
a partir de suas leituras e pesquisas que possivelmente permanecerão sem uma resposta à
altura. Esse problema se eleva ainda hoje como um leviatã, o mesmo que desafiou os olhares
mais criteriosos da filosofia antiga, atravessando toda história do pensamento ocidental, e,
ainda hoje, com a mesma força de antes, se levanta diante dos olhos do filósofo da atualidade,
para pensar o que Foucault apontou como sua grande questão filosófica: a problematização
do sujeito! Para nos ajudar a pensar sobre a subjetividade e a verdade, temas tão caros ao
filósofo francês, vou elencar para esta reflexão alguns fragmentos da carta IX, de Sêneca a
Lucílio cujo título é Sobre Filosofia e Amizade, propondo assim, pensar tais questões à luz
do estoicismo, objeto teórico em que Foucault lançou mão para se pensar esse sujeito, que
se constitui a partir do outro, a partir da relação mestre-discípulo.

Biographie de l'auteur

Vilmar Prata, Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. Membro do Grupo de Pesquisa em Filosofia Antiga VIVAVOX e bolsista CAPES.ORCID: 0000-0001-9629- 5461.E-mail: vilmarlabedisco@gmail.com.

É mestre em Linguística (2018) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; e mestre em Filosofia (2019) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Références

DINUCCI, Aldo. Prefácio. In: Lúcio Aneu Sêneca. Cartas Selecionadas.

Trad. Aldo Dinucci. Ed. Auster, 2020.

_____. Lúcio Aneu Sêneca. Cartas IX (Sobre Filosofia e Amizade).

Prometeus, Ano 4, Número 8, julho-dezembro/2011, pp. 118-125.

FREITAS, Renata Cazarini de. Sêneca: Edificar-se para a morte (Das

Cartas morais a Lucílio). Petrópolis: Vozes, 2016.

FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: O que é um autor? Lisboa: Passagens.

pp. 129-160.

_____. As técnicas de si. In: M. Foucault.Ditos e Escritos. Rio de Janeiro:

Forense Universitária, 1988. Vol. I, pp. 264-297.

_____. A Hermenêutica do Sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

_____. A Coragem da Verdade.O governo de si e dos outros II. Curso no

Collége de France (1983-1984). Trad. Eduardo Brandão. Ed. Martins Fontes, 2011.

_____. Subjetividade e Verdade. Edição: Frédéric Gros. Tradução:

Rosemary CosthekAbilio. São Paulo: editora Martins Fontes, 2016.

_____. História da Sexualidade IV. As confissões da carne. Trad.

Miguel Serras Pereira. Lisboa: ed. Relógio D’água, 2019.

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Publiée

2022-05-18

Numéro

Rubrique

Dossiês