EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, BNCC E NOVO ENSINO MÉDIO:
UMA ANÁLISE DISCURSIVA
DOI :
https://doi.org/10.61358/policromias.2025.v10n1.67766Résumé
Este texto discute o modo como a educação escolar indígena é significada em documentos oficiais de ensino, a partir da análise do texto da Base Nacional Curricular Comum e da apresentação do “Novo Ensino Médio Indígena” em um “documento norteador” produzido pela secretaria de estado de educação do Amazonas a partir da Reforma do Ensino Médio instituída no Brasil em 2017. Nosso estudo tem como aporte teórico a Análise do Discurso materialista (Pêcheux, 1969; 1975; 1983; Orlandi, 1983; 1999;2003;2004;2006). Desse lugar teórico, fazemos uma leitura discursiva dos dois documentos de ensino, em busca de compreender de que modo se produzem sentidos, na sua textualidade, para a educação escolar indígena.
Palavras-chave: educação escolar indígena; documentos oficiais de ensino; BNCC; novo ensino médio indígena.
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© Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som 2025

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