EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, BNCC E NOVO ENSINO MÉDIO:

UMA ANÁLISE DISCURSIVA

Autores

  • Andréa Rodrigues Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.2025.v10n1.67766

Resumo

Este texto discute o modo como a educação escolar indígena é significada em documentos oficiais de ensino, a partir da análise do texto da Base Nacional Curricular Comum e da apresentação do “Novo Ensino Médio Indígena” em um “documento norteador” produzido pela secretaria de estado de educação do Amazonas a partir da Reforma do Ensino Médio instituída no Brasil em 2017. Nosso estudo tem como aporte teórico a Análise do Discurso materialista (Pêcheux, 1969; 1975; 1983; Orlandi, 1983; 1999;2003;2004;2006). Desse lugar teórico, fazemos uma leitura discursiva dos dois documentos de ensino, em busca de compreender de que modo se produzem sentidos, na sua textualidade, para a educação escolar indígena.

 

Palavras-chave: educação escolar indígena; documentos oficiais de ensino; BNCC; novo ensino médio indígena.

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Biografia do Autor

Andréa Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora do Programa de Mestrado Profissional em Letras da UERJ, tem Mestrado (UFRJ) e Doutorado em Linguística (PUC-Rio) e Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO.

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Publicado

2025-04-30

Edição

Seção

Artigos