PERCEPÇÕES DECOLONIAIS NO SAMBA E ATRAVÉS DELE: UM OLHAR SOBRE OS DESFILES ASSINADOS POR ALEXANDRE LOUZADA
DOI:
https://doi.org/10.61358/policromias.v5i2.38451Palavras-chave:
escolas de samba, subalternidade, decolonialidade (e) perspectiva negraResumo
O presente ensaio situa a contribuição de alguns desfiles de escolas de samba para o engajamento de seus componentes e da sociedade em face da perspectiva decolonial, na figura do carnavalesco Alexandre Louzada. A investigação dos desfiles se deu através de vídeos e documentos virtuais. Os seguintes aportes teóricos foram utilizados: Colaço; Damázio (2012), Costa; Grosfoguel (2016), Lopes; Simas (2015), Penna (2014) e Reis; Andrade (2013). De acordo com o que foi analisado, pretende-se: a) abordar como as narrativas voltadas para a comunidade do samba e negra, em geral, transformou-se em discurso; b) afirmar que esses desfiles enalteceram a própria voz subalterna, protagonista nos marcos socioculturais inerentes à imagem nacional; c) observar o carnaval como fonte de saber para os próprios componentes e espectadores com base no pensamento decolonial.
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