Sobre a Revista
NOSSAS REDES: CONEXÕES | PODCAST | YOUTUBE | INSTAGRAM | FACEBOOK | TWITTER
Foco e Escopo
A Revista Praia Vermelha é uma publicação semestral do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro cujo objetivo é servir como espaço de diálogo entre centros de pesquisa em serviço social e áreas afins, colocando em debate, sobretudo, os temas relativos às políticas sociais, políticas públicas e serviço social.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os artigos são submetidos à avaliação cega por dois pareceristas ad hoc indicados pela Editoria-chefe ou pelos Editores Associados. Em caso de pareceres divergentes, a Editoria-chefe ou os Editores Associados farão a avaliação definitiva, valendo-se ou não de um terceiro parecerista ad hoc.
Os artigos serão avaliados a partir de critérios como adequação à linha editorial da revista e ao tema de cada número (exceto seção Temas Livres); originalidade do texto (atualidade; relevância social e política; contribuição científica para o desenvolvimento da área temática; caráter interdisciplinar); conteúdo (objetivos; revisão de literatura; consistência conceitual/teórica; conclusões); aspectos metodológicos; aspectos formais.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Ética em pesquisa e publicação
A Revista Praia Vermelha recomenda aos autores, parecerista e editores, o estudo dos seguintes documentos de diretrizes básicas para a integridade da atividade científica e publicações:
a) a Declaração de Cingapura sobre Integridade em Pesquisa, 2010, http://www.singaporestatement.org/translations.html;
b) o Código de Boas Práticas em Pesquisa da FAPESP, 2014 http://www.fapesp.br/boaspraticas/;
c) as Diretivas para a Integridade da Pesquisa do CNPq, 2011 http://cnpq.br/diretrizes;
d) o documento de Cooperação entre Instituições de Pesquisa e Periódicos em Casos de Integridade em Pesquisa: Orientação do Comitê [Internacional] de Ética em Publicações - COPE (http://publicationethics.org/);
e) a Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 510, de 07 de abril de 2016 (Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais).