Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Praia Vermelha?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

ATENÇÃO! A não observação das especificações aqui descritas implicará a não avaliação de seu artigo pela Comissão Editorial.


Os artigos submetidos deverão ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico, tanto do texto, quanto de figuras e tabelas. Excepcionalmente serão aceitos artigos já publicados (seja em versão impressa ou virtual) desde que devidamente acompanhados da autorização escrita e assinada pelos autores e pelo Conselho Diretor do veículo onde o trabalho tenha sido originalmente publicado.

Os autores devem excluir do texto (corpo, notas de rodapé, referências, etc.) toda e qualquer menção a seus nomes e obras, substituindo-os por “AUTOR” ou “AUTOR (ANO)”. Os metadados nos editores de texto também não devem conter qualquer informação relativa à autoria do arquivo.

O artigo, redigido em português ou espanhol, deve ter até 8 mil palavras (ou 55 mil caracteres incluindo espaços) - excluídos os resumos e palavras-chave em português e inglês; incluídos tabelas, quadros e referências. No corpo do texto, utilize apenas o itálico como grifo, não utilizando negrito, sublinhado ou qualquer outro recurso.

Imagens, sempre em preto e branco, devem ser incluídas no arquivo de texto e seus respectivos arquivos encaminhados no sistema, em boa qualidade, como documentos complementares. Gráficos e tabelas não podem ser inseridos como arquivos de imagem, devendo ser apresentados no arquivo de texto com seus respectivos bancos de dados embutidos. Imagens, gráficos e tabelas devem ter a indicação da fonte ou de autoria própria (caso não estejam em domínio público, o autor deve ser o detentor dos direitos autorais ou ter autorização expressa dos detentores). Imagens, gráficos e tabelas que não estejam em conformidade com estas normas serão sumariamente excluídos do texto.

Apresentação do artigo: Título, resumo e palavras-chave; em português e inglês. O título deve ter até 12 palavras. O resumo deve ter até 90 palavras (ou até 600 caracteres incluindo espaços). Deve apresentar, com clareza e síntese, objetivo, metodologia, roteiro e aspectos relevantes do trabalho. As palavras-chave dever ser de 3 a 5 palavras realmente descritivas do foco do texto.

O arquivo de texto deve ser apresentado nos formatos ".DOC", ".DOCX" ou ".ODT".

O artigo deverá ser entregue rigorosamente revisado, conforme as normas gramaticais vigentes. Os artigos devem seguir os critérios da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que, durante a edição, serão adaptados ao projeto e formato editorial do periódico.


CITAÇÕES E REFERÊNCIAS

As referencias bibliograficas devem conter exclusivamente os autores citados na escrita do artigo.

Citações conforme a NBR-10520, de agosto de 2002. As citações devem ser indicadas no texto pelo sistema AUTOR-DATA. Citação de até três linhas dentro do corpo do texto, entre aspas. Citação de mais de três linhas recuada para a linha do parágrafo, sem aspas e com espaçamento interlinear simples. O nome do autor pode constar [a] no corpo do texto, com grafia normal para nomes próprios (ex.: “Segundo Mota (1997, p. 87), “O conhecimento acadêmico...”) ou [b] 2) entre parênteses, em caixa alta (ex.: “O conhecimento acadêmico ...” (MOTA, 1997, p. 87)”.

Referências conforme a NBR 6023, de agosto de 2002, no sistema AUTOR-DATA. Somente os documentos efetivamente citados no trabalho devem constar nas referências. Também nas referências utilizar somente o itálico como recurso de destaque tipográfico. Exemplos de referências:

- Livros  (obra completa):

SANTOS, M.B. dos. Estatuto da Cidade: uma arma contra os inimigos. São Paulo: Ed. de Direito, 2001.

-  Capítulo (volume, fragmento e outras partes de uma obra com autor próprio):

SAWAIA, B. Participação social e subjetividade. In: SORRENTINO, M. Ambientalismo e participação na contemporaneidade. São Paulo: EDUC/FAPESP, 2001. p. 115-134.

-  Legislação (meio eletrônico):

BRASIL. Lei 10.257, de 10 de julho de 2001. Regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal e estabelece diretrizes gerais de política urbana e dá outras providências. Disponível em: <http://www.estatutoda cidade.com.br>. Acesso em: 12 set. 2002.

-  Periódicos  -- Revistas:

NOGUEIRA, V. R. À margem da lei. Revista Katálysis. Florianópolis: Edufsc, v. 7,  n. 2, p. 122-135, jul./dez. 2003.

-  Jornais:

NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de São Paulo, São Paulo, 28 jun., 1999. Folha de Turismo, Caderno 8, p.13.

-  Pelo título, e em meio eletrônico:

ARRANJO tributário. Diário do Nordeste Online. Fortaleza, 27 nov. 1998. Disponível em: <http://www.diariodonordeste.com.br>. Acesso em: 25 ago. 1998.

-  Evento:

SOUZA, L. S. et al. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCOS DE DADOS, 9., 1994. São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1994. p.3-4.

- Tese Acadêmica:

Veiga Junior, Maurício Hoelz. (2010). Homens livres, mundo privado: violência e pessoalização numa sequência sociológica. Dissertação de Mestrado. PPGSA/Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

OUTRAS ORIENTAÇÕES DE ESTILO PARA AUTORES E REVISORES EXTERNOS

- Não digite espaços antes dos parágrafos.
- Não digite espaços duplos ou "tabs" ao longo do texto.
- Não utilize CAIXA ALTA nos títulos, subtítulos, ou qualquer lugar do texto em que não seja previsto seu uso.
- Citações recuadas (com mais de três linhas) não necessitam de nenhum outro recurso de indentificação, como aspas ou itálico (itálico somente em caso de grifo).
- Não utilize numerações nos títulos e subtítulos ou listas no corpo de texto (a, b, c...) a não ser que sejam imprescindíveis para a compreensão da estrutura do texto.
- Utilize gráficos e tabelas apenas para destacar informações relevantes que precisem destes recursos gráficos para serem melhor comrpeendidas pelos leitores.

 

A Revista Praia Vermelha não cobra qualquer tipo de taxa para publicação.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O artigo é inédito e não foi apresentado simultaneamente a outro periódico.

  2. Estão excluídos do texto (corpo, notas de rodapé, referências, etc.) e dos metadados do arquivo toda e qualquer menção aos nomes e obras dos autores, obedecendo as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega.

  3. O artigo, redigido em português ou espanhol, tem até 8 mil palavras (ou 55 mil caracteres incluindo espaços) - excluídos os resumos e palavras-chave em português e inglês; incluídos tabelas, quadros e referências.

  4. No corpo do texto, utiliza-se apenas o itálico como grifo, não utilizando-se negrito, sublinhado ou qualquer outro recurso.
  5. O texto não possui imagem OU as imagens, em preto e branco, estão incluídas com seus respectivos arquivos encaminhados no sistema, em boa qualidade, como documentos complementares.

  6. O texto não possui gráficos e tabelas OU os gráficos e tabelas são apresentados no arquivo de texto com seus respectivos bancos de dados embutidos.
  7. O autor declara que as imagens, gráficos e tabelas estão em domínio público E/OU que detém os direitos autorais E/OU que tem autorização expressa dos detentores dos direitos autorais.
  8. O artigo é apresentado com título, resumo e 3 a 5 palavras-chave; em português e inglês. O título tem até 12 palavras. O resumo tem até 90 palavras (ou até 600 caracteres incluindo espaços).

  9. O arquivo está em formato ".DOC", ".DOCX" ou ".ODT".
  10. O artigo foi rigorosamente revisado, conforme as normas gramaticais vigentes.
  11. Os artigos segue os critérios da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
  12. As citações e referências estão de acordo com as DIRETRIZES PARA AUTORES.
  13. Foram levadas em consideração as "outras orientações de estilo para autores e revisores externos".
 

Declaração de Direito Autoral

A Revista Praia Vermelha está licenciada sob a licença Creative Commons BY-NC-ND 4.0. Para ver uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.