Epistemologia da Avaliação: Fundamentos para compreensão da avaliação em políticas sociais
Palavras-chave:
Epistemologia. Avaliação. Modelos Avaliativos. Políticas Sociais.Resumo
Este estudo discute as diferentes concepções de avaliação fundadas em paradigmas epistemológicos de compreensão da realidade social e do homem, a fim de propiciar uma compreensão de como esses paradigmas se desdobram em perspectivas avaliativas num âmbito mais geral e em particular, influenciadores da avaliação nas políticas públicas. A metodologia de construção desse estudo foi a análise bibliográfica fundada na pesquisa e leitura das obras dos autores de referência no campo da avaliação e uma análise reflexiva de autores que tematizam a avaliação educacional e a avaliação de políticas sociais. A importância desse estudo reflexivo reside na sua contribuição para o aprofundamento da compreensão filosófica e política dos modelos de avaliação das políticas sociais que estão em curso, indo às fontes primárias, aos autores que propuseram cada modelo avaliativo a fim de evitar distorções de compreensão das concepções e práticas avaliativas em políticas sociais.Referências
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