Epistemologia da Avaliação: Fundamentos para compreensão da avaliação em políticas sociais
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BRUYNE, P.et al. Dinâmica da Pesquisa em Ciências Sociais. 6º ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995.
CRONBACH, Lee J. Course improvement through evaluation. In: Evaluation models. Springer Netherlands, p. 101-115. 1983.
FERNANDES, Domingos. Avaliação em Educação: uma discussão de algumas questões críticas e desafios a enfrentar nos próximos anos. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 21, n. 78, p. 9-32, jan./mar. 2013.
GUBA, Egon G.; LINCOLN, Yvonna S. Fourth generation evaluation. Newbury Park: Sage Publications, 1989.
LIRA, Geison Vasconcelos. Epistemologia, Metodologia e Prática de um Modelo Cartográfico de Avaliação Curricular em Educação Médica. 2010. Tese de Doutorado. http://www.teses.ufc.br.
OFFE, Clauss. Trabalho e Sociedade: problemas estruturais e perspectivas para o futuro da “sociedade do trabalho”, Traduzido por Gustavo Bayer. Editora Margrit Martinic. Rio de Janeiro. Tempo Brasileiro. 1991.
DE OLIVEIRA, Gustavo Castanheira Borges. Avaliação educacional na Educação Anarquista. Revista Espaço Acadêmico, v. 16, n. 186, p. 122-132, 2016.
RODRIGUES, Pedro. A Avaliação Curricular. In: ESTRELA, A.; NÓVOA, A. (Org.). Avaliação em educação: novas perspectivas. Porto: Porto Editora, 1993. (Texto Básico).
SAUL, Ana Maria. Avaliação emancipatória: desafio à teoria e prática de avaliação e reformulação de currículo. São Paulo: Cortez, 1995.
SCRIVEN, M. The methodology of evaluation. Lafayette: Social Science Education Consortium, 1966.
SERAPIONI, Mauro. Conceitos e métodos para a avaliação de programas sociais e políticas públicas. Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, v. 31, p. 59-80, 2016.
SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of new reform. Harvard: Harvard Educacional, 1987.
STAKE, R. E. Case studies. In: DENZIN, N. K; LINCOLN, Y. S. Handbook of qualitative research. London: Sage, 2000. p. 435-454.
STAKE, R. E. The countenance of educational evaluation. Teachers College Record, New York, v. 68, n. 7, p. 523-540, 1967.
STUFFLEBEAM, D. L. Evaluation models: viewpoints on educational and human services evaluation. 2nd ed. Norwell: Kluwer Academic Publishers, 2000.
VIANNA, Heraldo Marelim. Avaliação educacional: teoria, planejamento, modelos. São Paulo: IBRASA, 2000.
Direitos autorais 2021 Revista Praia Vermelha

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.