Política da gestão por resultados na educação cearense (1995 - 2014)

Virna do Carmo Camarão, Jeannette Filomeno Pouchain Ramos, Francisco Carlos Araújo Albuquerque

Resumo


Resulta de pesquisa sobre a implantação da política de Gestão por Resultados (GPR) na Educação Básica cearense e tem por objetivo refletir acerca das tendências gerencialistas e suas implicações nos sistemas de ensino, mediante mecanismos de responsabilização (accountability), a citar o sistema de avaliação, as recompensas e sanções, bem como a consolidação destes com o Programa de Alfabetização na Idade Certa -- PAIC. Esta é uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, que adota como procedimentos metodológicos o estudo bibliográfico e a análise documental. O estudo privilegia três macrorregiões -- Fortaleza, Jaguaribe e Baturité e tem como recorte o interstício de 1995 a 2014, apontando  questões sugestivas de problematização, como: 1) Gestão: modelo da gestão verticalizado, baseado no controle dos processos, tornando a direção e secretarias como protagonistas; 2) Responsabilização da escola, docentes e discentes pelos resultados; 3) Obliteração dos fatores socioeconômicos e culturais no processo de aprendizagem. Nesse sentido, a qualidade do ensino se torna um elemento endógeno à escola.

Palavras-chave


Política Educacional. Gestão por Resultado na Educação. Responsabilização.

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