A população em situação de rua enquanto uma expressão da questão social: avanços legais x desafios reais
Palavras-chave:
População em Situação de Rua. Capitalismo. Expressão da Questão Social.Resumo
O presente artigo consiste em uma análise acerca da população adulta em situação de rua, entendida como uma das expressões da questão social desencadeada pelo modo de produção capitalista. A intenção primeira é analisar o contexto de surgimento e desenvolvimento do capitalismo, para assim, entender como esse sistema contribuiu para o agravamento das problemáticas sociais, dentre elas, o pauperismo expresso na existência de uma massa de sujeitos perambulando pelas ruas das cidades pré-industriais na Europa em meados do século XVI. Logo depois, buscou-se caracterizar a população em situação de rua no Brasil e por fim apresentar os avanços legais obtidos pelo referido segmento social ante a histórica desatenção do Estado, pois, somente há sete anos foi estabelecido um decreto que institui uma Política Nacional direcionada a população em situação de rua.Referências
BOVE, Cristiana; FIGUEIREDO, Gladston. A política nacional para a população em situação de rua: processo e participação. In: GRINOVER, Ada Pellegrini. et al. (Org.). Direitos fundamentais da população em situação de rua. Belo Horizonte: D´Plácido, 2014. 421 - 437.
BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal 1988.
____. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome -- MDS. II Encontro Nacional da População em Situação de Rua. Brasília, 2009c. Disponível em: <http://www.mds.gov.br/saladeimprensa/eventos/assistencia-social/ii-encontro-nacional-sobre-populacao-em-situacao-de-rua>. acesso em: 16 mar, 2015.
____. Secretaria de direitos humanos presidência da republica. Distrito federal adere à política nacional para população em situação de rua. Brasília, 2013. Disponível em: <http://www.sdh.gov.br/noticias/2013/abril/distrito-federal-adere-a-politica-nacional-para-populacao-em-situacao-de-rua>. acesso em:16 mai. 2015.
____.Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome.Pesquisa Nacional sobre a população em situação de rua.Brasília, 2008b.Disponível em:<http://www.mds.gov.br/backup/arquivos/sumario_executivo_pop_rua.pdf >. Acesso em: 22 fev. 2015.
____.Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome -- MDS. Política nacional para população em situação de rua e seu comitê intersetorial de acompanhamento e monitoramento. Decreto de nº 7.053, 23 de dezembro de 2009c. Disponível em: . acesso em: 22 fev. 2015.
____. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Política nacional para inclusão social da população em situação de rua. Brasília, DF, 2008a.
BURSZTYN, Marcel. No meio da rua -- nômandes, excluídos e viradouros. 2. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2003.
ESCOREL, Sarah. Vivendo de teimosos moradores de rua da cidade do Rio de Janeiro. In: BURSZTYN, M. (Org.). No meio da rua - nômades excluídos e viradores. 2. Ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2003. p. 139 -- 171.
IAMAMOTO, Marilda Villela; RAUL, Carvalho. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
____.IAMAMOTO, Marilda Villela. O serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
IANNI, Octavio. A questão social. São Paulo: Em Perspectiva, 1991.
MARX, Karl. O capital. Bauru, São Paulo: Edipro, 1998.
MARTINELLI, Maria Lúcia. Serviço social: identidade e alienação. 15. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MELO, Cíntia de Freitas. População de Rua: entre a exclusão e a justiça social. In: GRINOVER, Ada Pellegrini. et al. (Org.). Direitos fundamentais da população em situação de rua. Belo Horizonte: D´Plácido, 2014. p. 51 -- 64.
NASCIMENTO, Elimar Pinheiro. No meio da rua - nômades, excluídos e viradores In: BURSZTYN, M. et. al (Org). Dos excluídos necessários aos excluídos desnecessários. 2. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2003. p. 56 -- 87.
NETTO, José Paulo; BRAZ, Marcelo. Economia política: uma introdução crítica. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
____. PEREIRA, PotyaraAmazoneida Pereira. Política Social: temas &questões. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
PEREIRA, Viviane Souza. Expressões da questão social no Brasil e população em situação de rua: notas para reflexão. Libertas, Juiz de Fora, v.4, n.1, p. 179 - 205, jul-dez. 2009.
SANTOS, Josiane Soares. “Questão Social”: particularidades no Brasil. v. 6. São Paulo: Cortez, 2012.
SINGER, Paul. A Formação da classe operária. 14. ed. São Paulo: Atual, 2009.
SILVA, Maria Lucia Lopes da. Trabalho e população em situação de rua no Brasil. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
VIEIRA, Maria Antonieta da Costa Vieira; BEZERRA, Edneide Maria Ramos, Rosa Cleisa Moreno Mafeei (Org.). População de Rua: Quem é, como vive, como é vista. 3. ed. São Paulo. HUCITEC; 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Praia Vermelha está licenciada sob a licença Creative Commons BY 4.0. Para ver uma cópia desta licença, visite https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Após a publicação da edição, autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal).