O SUS e a Atenção Primária em Saúde: Estratégia Saúde da Família em Piraí/RJ
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar o resultado de pesquisa realizada em município de pequeno porte no Rio de Janeiro, tendo como objeto de estudo Piraí, buscando analisar as potências e limites da Estratégia Saúde da Família (ESF) no âmbito do SUS sob a tensão entre as diretrizes do movimento da Reforma Sanitária e do Banco Mundial. O tipo de pesquisa utilizada para este estudo é quantitativa-qualitativa, tendo o estudo de caso como ferramenta. Para a realização desta tarefa, nos servimos de instrumentos que possibilitaram a contextualização do objeto, tais como: grupo focal, cujos sujeitos foram os profissionais que atuam na ESF; observação simples; diário de campo e análise documental através de dados estatísticos, indicadores e informações produzidas em domínio público. O material qualitativo foi trabalhado com a análise de conteúdo sob a técnica da análise temática.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Praia Vermelha está licenciada sob a licença Creative Commons BY 4.0. Para ver uma cópia desta licença, visite https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Após a publicação da edição, autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal).