CRIMINALIZAÇÃO DA POBREZA E DISPUTA TERRITORIAL: exclusão social dos usuários de drogas
Palavras-chave:
Território, Criminalização, Tráfico, Drogas.Resumo
É no contexto urbano e utilizando o tráfico de drogas como pano de fundo que este artigo faz considerações acerca da territorialização, bem como da disputa por espaços públicos. Partindo da análise da dinâmica do tráfico de drogas ilícitas, a partir das concepções de território, observando em que medida a apropriação do espaço urbano contribui para a criminalização da pobreza e para a exclusão social. A cidade de Miracema/RJ é o objeto desta pesquisa e se destaca pelo histórico, sua importância no contexto regional e suas disparidades socioeconômicas.
Referências
BOURDIEU, P.; WACQUANT, L. A astúcia da razão imperialista. In: WACQUANT, L. (org.). O mistério do ministério: Pierre Bourdieu e a política democrática. Rio de Janeiro: Revan, 2005. 232p
DALLABRIDA, Valdir Roque. Novos paradigmas para o desenvolvimento regional. 1999. Disponível em: <http://www.dge.uem.br//geonotas/vol3-1/ dala.html>. Acesso em 25 de Maio de 2017.
DUBET, François, (1996). Sociologia da experiência. Lisboa: Instituto Piaget.
GIDDENS, Anthony, (1994). Modernidade e identidade pessoal. Oeiras: Celta.
HAESBAERT, Rogério. Territórios Alternativos. São Paulo: Contexto, 2006.
LEFEBVRE, H. A produção do espaço. Trad. Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins (do original: La production de l'espace. 4° Ed. Paris: Éditions Anthropos, 2000). Primeira versão: início -- fev. 2006.
KOSÍK, K. A dialética do concreto. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1989.
MINAYO, Maria Cecília de Souza.; DESLANDES, Suely Ferreira; NETO, O. C.; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. Miller (1970)
ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2001.
RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do Poder. São Paulo: Ática, 1993. 269 p.
SANTOS, Milton. O lugar Encontrando o Futuro. Conferência de abertura do Encontro Internacional: Lugar, Formação Sócio Espacial, Mundo. São Paulo. Anpege. Departamento de Geografia da USP. 1994.
___________________. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. ed. 2. reimpressão. - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
SANTOS, Milton et al. Território e sociedade: entrevista com Milton Santos. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2000.
SANTOS, Milton; Souza, Maria Adélia A; SILVEIRA, Maria L. Território, Globalização e Fragmentação. 5ª ed. SP: Hucitec Anpuz, 2002.
SAQUET, Marcos Aurélio. Por uma Geografia das territorialidades e das temporalidades: uma concepção multidimensional voltada para a cooperação e para o desenvolvimento territorial. São Paulo: Outras Expressões, 2011.
SPOSITO, Eliseu Savério. Sobre o conceito de território: um exercício metodológico para a leitura da formação territorial do sudoeste do Paraná. In: RIBAS, A. D.; SPOSITO, E. S.; SAQUET, M. A. Território e Desenvolvimento: diferentes abordagens. Francisco Beltrão: Unioeste, 2004.
SOUZA, Jessé et al. A ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: Editora UFMG, [2009] 2011.
SOUZA, Marcelo Lopes. O desafio metropolitano -- Um estudo sobre a problemática sócio-espacial nas metrópoles brasileiras. Rio de Janeiro, Editora Betrand Brasil, 2000. 366 p.
___________________. As drogas e a "questão urbana" no brasil. A dinâmica sócio-espacial nas cidades brasileiras sob a influência do tráfico de tóxicos. IN: Iná Elias de Castro, Paulo Cesar da Costa Comes e Roberto Lobato Corrêa (organizadores). Brasil: Questões Atuais Da Reorganização Do Território, 5ª edição, BERTRAND BRASIL, 1996. p.419-164.
___________________. Clima de Guerra Civil? Violência e Medo nas Grandes Cidades Brasileiras. In: Edu Silvestre de Albuquerque (Org). Que País é Este? Pensando o Brasil Contemporâneo. São Paulo: Ed. Globo, 2005.
ZALUAR, A. Condomínio do diabo. Rio de Janeiro, Revan e UFRJ, 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Praia Vermelha está licenciada sob a licença Creative Commons BY 4.0. Para ver uma cópia desta licença, visite https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Após a publicação da edição, autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal).