CRIMINALIZAÇÃO DA POBREZA E DISPUTA TERRITORIAL: exclusão social dos usuários de drogas

Autores

  • Warllon de Souza Barcellos Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Ana Claudia de Jesus Barreto Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Cynthia Santos Ferrarez Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Território, Criminalização, Tráfico, Drogas.

Resumo

É no contexto urbano e utilizando o tráfico de drogas como pano de fundo que este artigo faz considerações acerca da territorialização, bem como da disputa por espaços públicos. Partindo da análise da dinâmica do tráfico de drogas ilícitas, a partir das concepções de território, observando em que medida a apropriação do espaço urbano contribui para a criminalização da pobreza e para a exclusão social. A cidade de Miracema/RJ é o objeto desta pesquisa e se destaca pelo histórico, sua importância no contexto regional e suas disparidades socioeconômicas.

Biografia do Autor

Ana Claudia de Jesus Barreto, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutoranda em Serviço Social (UFRJ). Mestre em Serviço Social (UFJF). Assistente Social, professora do Curso de Serviço Social da Universidade do Estado de Minas Gerais -- UEMG. E-mail: acbarreto@oi.com.br

Cynthia Santos Ferrarez, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutoranda e Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro -- UFRJ. Assistente Social, professora do Curso de Serviço Social da Universidade do Estado de Minas Gerais -- UEMG. E-mail: cynthiaferrarez@gmail.com.

Referências

BOURDIEU, P.; WACQUANT, L. A astúcia da razão imperialista. In: WACQUANT, L. (org.). O mistério do ministério: Pierre Bourdieu e a política democrática. Rio de Janeiro: Revan, 2005. 232p

DALLABRIDA, Valdir Roque. Novos paradigmas para o desenvolvimento regional. 1999. Disponível em: <http://www.dge.uem.br//geonotas/vol3-1/ dala.html>. Acesso em 25 de Maio de 2017.

DUBET, François, (1996). Sociologia da experiência. Lisboa: Instituto Piaget.

GIDDENS, Anthony, (1994). Modernidade e identidade pessoal. Oeiras: Celta.

HAESBAERT, Rogério. Territórios Alternativos. São Paulo: Contexto, 2006.

LEFEBVRE, H. A produção do espaço. Trad. Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins (do original: La production de l'espace. 4° Ed. Paris: Éditions Anthropos, 2000). Primeira versão: início -- fev. 2006.

KOSÍK, K. A dialética do concreto. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1989.

MINAYO, Maria Cecília de Souza.; DESLANDES, Suely Ferreira; NETO, O. C.; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. Miller (1970)

ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2001.

RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do Poder. São Paulo: Ática, 1993. 269 p.

SANTOS, Milton. O lugar Encontrando o Futuro. Conferência de abertura do Encontro Internacional: Lugar, Formação Sócio Espacial, Mundo. São Paulo. Anpege. Departamento de Geografia da USP. 1994.

___________________. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. ed. 2. reimpressão. - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

SANTOS, Milton et al. Território e sociedade: entrevista com Milton Santos. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2000.

SANTOS, Milton; Souza, Maria Adélia A; SILVEIRA, Maria L. Território, Globalização e Fragmentação. 5ª ed. SP: Hucitec Anpuz, 2002.

SAQUET, Marcos Aurélio. Por uma Geografia das territorialidades e das temporalidades: uma concepção multidimensional voltada para a cooperação e para o desenvolvimento territorial. São Paulo: Outras Expressões, 2011.

SPOSITO, Eliseu Savério. Sobre o conceito de território: um exercício metodológico para a leitura da formação territorial do sudoeste do Paraná. In: RIBAS, A. D.; SPOSITO, E. S.; SAQUET, M. A. Território e Desenvolvimento: diferentes abordagens. Francisco Beltrão: Unioeste, 2004.

SOUZA, Jessé et al. A ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: Editora UFMG, [2009] 2011.

SOUZA, Marcelo Lopes. O desafio metropolitano -- Um estudo sobre a problemática sócio-espacial nas metrópoles brasileiras. Rio de Janeiro, Editora Betrand Brasil, 2000. 366 p.

___________________. As drogas e a "questão urbana" no brasil. A dinâmica sócio-espacial nas cidades brasileiras sob a influência do tráfico de tóxicos. IN: Iná Elias de Castro, Paulo Cesar da Costa Comes e Roberto Lobato Corrêa (organizadores). Brasil: Questões Atuais Da Reorganização Do Território, 5ª edição, BERTRAND BRASIL, 1996. p.419-164.

___________________. Clima de Guerra Civil? Violência e Medo nas Grandes Cidades Brasileiras. In: Edu Silvestre de Albuquerque (Org). Que País é Este? Pensando o Brasil Contemporâneo. São Paulo: Ed. Globo, 2005.

ZALUAR, A. Condomínio do diabo. Rio de Janeiro, Revan e UFRJ, 1994.

Downloads

Publicado

2019-03-25