O capital e o sujeito de direito na (re)produção da "questão ambiental"

Autores

Palavras-chave:

capitalismo, mercadoria, sujeito de direito, "questão ambiental”.

Resumo

RESUMO: O objetivo do artigo é apresentar algumas contribuições da crítica da economia política marxiana e marxista e da crítica marxista do direito para o debate ambiental. A partir de uma revisão bibliográfica que revela as conexões entre a forma mercadoria e a forma sujeito de direito, argumenta que o sujeito de direito está vinculado tanto às determinações da destrutividade ambiental quanto às estratégias de enfrentamento, sendo, ao mesmo tempo, uma mediação material e ideológica do capital na produção e reprodução da "questão ambiental".

Biografia do Autor

Carla Alessandra da Silva Nunes, universidade federal de Sergipe

ASISTENTE SOCIAL .PROFESSORA NO DEPARTAMENTO DE SERVIÇO  SOCIAL DA UFS.DOUTORANDA NO PROGRAMA  DE POS GRADUAÇÃO  EM SERVIÇO  SOCIAL  DA UFRJ .

Referências

BRAZ , M. Capitalismo, crise e lutas de classes. Revista Serviço Social e Sociedade, n.11, p.468-492, jul/set, 2012.Disponível em Acesso em 12 de dezembro de 2014.

CHESNAIS, F.; SERFATI, C. Ecologia e condições físicas da reprodução social : alguns fios condutores marxistas. Revista Crítica Marxista. São Paulo: Boitempo, n.16, mar.2003. Disponívelem:http://www.ifch.unicamp.br/criticamarxista/arquivos/biblioteca/artigo9539-merged.pdf Acesso em 20 de dezembro de 2014.

FOLADORI, G. O capitalismo e a crise ambiental. Revista Outubro. Disponível em http:// www.ebah.com.br. Acesso em 16 de dezembro de 2015.

HARVEY, D. O novo imperialismo. 5.ed. São Paulo:Ed. Loyola, 2011.

KASCHIURA JR , C. N. Sujeito de direito e capitalismo. São Paulo: Outras expressões; Dobra Universitário, 2014.

LAYRARGUES, P.P. A natureza da ideologia e a ideologia da natureza: elementos para uma sociologia da educação ambiental.2003,105f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais). Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP.

LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental transformadora. In: BRASIL. MMA. Identidades da Educação Ambiental. Brasília:MMA,2004, p.65-84.

MANDEL, E. O capitalismo tardio.Trad.de Carlos Eduardo Silveira Matos, Regis de Castro Andrade e Dinah de Abreu Azevedo.2.ed. São Paulo: Nova Cultural,1985.

MARX, K. O Capital. Crítica da economia política. Livro 1, v.1, tomo 1. Tradução de Regis Barbosa e Flávio Kothe. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

_______. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo:Boitempo,2004.

MARX K; ENGELS,F. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach,, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845/1846). Superv. edit.: Leandro Konder.Trad. : Rubens Enderle, Nélio Scheneider, Luciano Cavini Martorano. São Paulo:Boitempo,2007.

MÉSZÁROS, I. Para Além do Capital: rumo a uma teoria da transição. Trad. Paulo Cezar Castanheira; Sérgio Lessa. São Paulo: Boitempo, 2011.

______. A Educação Para Além do Capital. São Paulo: Boitempo,2008.

NETTO, J. P.; BRAZ, M. Economia Política: uma introdução crítica. 4.ed. São Paulo: Cortez,2008.(Biblioteca básica de serviço social;v.1).

PACHUKANIS, E. B. Teoria geral do direito e marxismo. São Paulo: Ed. Acadêmica, 1988.

PEDROSA, J.G.O capital e a natureza no pensamento crítico. In: LOUREIRO, C.F.B.(org) et al. .A questão ambiental no pensamento crítico: natureza, trabalho e educação. Rio de Janeiro. Ed. Quartet,2007.

SILVA, M. das G. e. Questão ambiental e desenvolvimento sustentável: um desafio ético-político ao Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2010.

Downloads

Publicado

2019-07-11

Edição

Seção

Especial Discentes - Artigos