TRABALHO, POSIÇÕES TELEOLÓGICAS E SER SOCIAL: O Direito na reprodução social
Palavras-chave:
Ontologia, Trabalho, Direito.Resumo
O presente artigo analisa, a partir de pesquisa bibliográfica, a gênese e desenvolvimento do direito e o papel desempenhado por ele na reprodução social. Nesse sentido, demonstramos como surgi o complexo do direito, a partir da perspectiva ontológico-materialista, que pressupõe entender o processo real tomando por base o ato fundante do ser social, o trabalho. Veremos que esse caminho nos possibilita compreender que a sociedade é resultado da história e que é imprescindível desvelar os seus fundamentos para uma compreensão crítica originária do pensamento marxiano.Referências
ANDRADE, Mariana. Ontologia, dever e valor em Lukács. Maceió: Coletivo Veredas, 2016.
ENGELS, Friedrich. A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado. São Paulo, Expressão popular, 2012.
LESSA, Sérgio. Para compreender a Ontologia de Lukács. Rio grande do Sul: Unijuí, 2012.
LESSA, Sérgio; TONET, Ivo. Introdução à Filosofia de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
LUKÁCS, Gyorgy. Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARX, K. Glosas Críticas. Marxismo e Educação em Debate, Londrina, vol.3, n.1. 2011.
___________. O Capital - Crítica da economia política. Livro Primeiro, Tomo 1. São Paulo, Nova Cultural, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Praia Vermelha está licenciada sob a licença Creative Commons BY 4.0. Para ver uma cópia desta licença, visite https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Após a publicação da edição, autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal).