ELEMENTOS DA CATEGORIA SUBSUNÇÃO DO TRABALHO AO CAPITAL EM MARX
Palavras-chave:
Subsunção, Capital, Trabalho, MarxResumo
A categoria subsunção do trabalho ao capital é uma categoria fundamental para compreender o pensamento de Marx, sobretudo, em sua grande obra madura -- O Capital. Nessa obra, as questões da subsunção do trabalho ao capital atravessam praticamente todo o texto; cumpre um papel de relevo no encadeamento de muitas de suas análises. O texto que se segue busca fazer a exposição de alguns elementos fundamentais que articulam e constituem a categoria subsunção do trabalho ao capital em Marx, essencialmente a partir de sua obra O Capital.
Referências
ASSIS, Machado. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Campinas: Komedi, 2008.
BRAVERMAN, Harry. Trabalho e capital monopolista: a degradação do trabalho no século XX. 3 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1987.
HUBERMAN, Leo. História da Riqueza do Homem. 21 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1986.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política: Livro 1: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.
______. Manuscritos Econômico-Filosófico. São Paulo: Boitempo, 2004.
______. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboço da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2011.
______. Capítulo VI, Inédito de O Capital: resultados do processo de produção imediata. São Paulo: Moraes, 1985.
AUTOR. Ofensiva do Capital e Desmobilização das Forças do Trabalho: as estratégias gerenciais burguesas para a desarticulação das classes trabalhadoras. Natal: UFRN, 2012. (Dissertação de conclusão de curso).
TAYLOR, Frederick W. Princípios de Administração Científica. São Paulo: Atlas, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Praia Vermelha está licenciada sob a licença Creative Commons BY 4.0. Para ver uma cópia desta licença, visite https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Após a publicação da edição, autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal).