O projeto ético-político do Serviço Social no atual contexto antidemocrático brasileiro
Palavras-chave:
Democracia. Poder polÃtico-econômico. Socialização do poder. Serviço Social.Resumo
O texto problematiza a categoria democracia, destacando particularidades nas sociedades capitalistas e sua relação político-econômica. A democracia liberal-burguesa historicamente experimentada no Brasil representa mediação indispensável para a caracterização da questão democrática contemporânea e suas relações com o exercício profissional de assistentes sociais comprometido com o projeto da profissão. A reflexão aponta para a necessidade de reconhecimento da democracia enquanto processos em disputa entre classes sociais, bem como para a defesa de um tipo de democracia incompatível com a ordem capitalista e sintonizada com o projeto atualmente hegemônico do Serviço Social.
Referências
ANDERSON, Perry. Conselho Federal de Serviço Social. COUTINHO, Carlos Nelson. DEMIER, Felipe Abranches. FERNANDES, Florestan. GRAMSCI, Antonio. LENIN, Vladimir Ilitch Ulianov. LUKÃCS, Gyorgy. MARX, Karl. MÉSZÃROS, Istiván. TROTSKY, Leon. WOOD, Ellen Meiksins.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Praia Vermelha está licenciada sob a licença Creative Commons BY 4.0. Para ver uma cópia desta licença, visite https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Após a publicação da edição, autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal).