Liberdade, ultraconservadorismo e o projeto ético-político: o horizonte para o Serviço Social
Palavras-chave:
Liberdade, Racionalidade Burguesa, Neoliberalismo, Ultraconservadorismo, Projeto ??tico-PolíticoResumo
Iniciamos levantando aspectos que compõem a legitimação da liberdade individual, por meio de um ensaio teórico tratando da racionalidade burguesa e do neoliberalismo que apresentam um ethos moral dominante como único, compreendendo a ordem sociometabólica capitalista como o ápice das sociedades. A ontologia em Marx fundamenta-nos por tratar da liberdade, entendendo os sujeitos como ser social, sendo a liberdade algo participado por todos. Perpassamos por uma análise da conjuntura ultraconservadora e finalizamos com contribuições para com a resistência e o ultrapassar barreiras como a incredulidade na concretização do Projeto ??tico-Político.
Referências
ANTUNES, R. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.
BARROCO, M.L.S. ??tica: fundamentos sócio-históricos. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.
______. Barbárie e Neoconservadorismo: o s desafios do projeto ético-político. In: Revista Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 106, p. 205 ??? 218, abr./jun. 2011.
______. Código de ??tica do/a Assistente Social comentado. Conselho Federal de Serviço Social ??? CFESS (Org.). São Paulo: Cortez, 2012.
BRECHT. E. B. F. De que serve a bondade. Disponível em: <http://www.culturabrasil.org/brechtantologia.htm#De Que Serve A Bondade>. Acesso em 30 Dez. 2018.
__________. Privatizado. Disponível em: <http://www.culturabrasil.org/brecht_antologia_poetica.htm#priva>. Acesso em: 30 Dez. 2018.
CAMPOS, A. Heterónimo Fernando Pessoa. A verdadeira liberdade. Disponível em: <http://arquivopessoa.net/textos/3349>. Acesso em: 30 Dez. 2018.
COUTINHO, C.N. O estruturalismo e a miséria da razão. 2ª edição ??? São Paulo: Expressão Popular, 2010.
GUERRA, Y. A Instrumentalidade do Serviço Social. 9ª edição ??? São Paulo: Cortez, 2010.
__________. A Dimensão Técnico-operativa do Exercício Profissional. In: SANTOS, C.M. dos. BACKX, S. GUERRA, Y. A Dimensão Técnico-Operativa no Serviço Social: desafios contemporâneos. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2012, pp.39-68.
Hayek, F.A. O caminho da servidão. São Paulo: Instituto Ludwig von Mises Brasil, 2010.
MARINI, R. M. Dialética da dependência., 1973. Disponível em: <https://www.marxists.org/portugues/marini/1973/mes/dialetica.htm>. Consultado em Nov. 2018.
MARX, K., ENGELS, F. A ideologia alemã. 1ª ed. ??? São Paulo: Expressão Popular, 2009.
M??SZÁROS, I. Para além do capital: rumo a uma teoria de transição. São Paulo: Boitempo, 2011.
______. O Poder da ideologia. 1ª edição, 4ª reimpressão ??? São Paulo: Boitempo, 2012.
NETTO, J.P. Prefácio. In: MOTA, A.E. (Org.) O mito da assistência social: ensaios sobre Estado, e política e sociedade. 4ªed. São Paulo: Cortez, 2010.
______., BRAZ, M. Economia política: introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Praia Vermelha está licenciada sob a licença Creative Commons BY 4.0. Para ver uma cópia desta licença, visite https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Após a publicação da edição, autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal).