Liberdade, ultraconservadorismo e o projeto ético-político: o horizonte para o Serviço Social

Autores

  • Alana Andreia Pereira Doutoranda do PEPG em Serviço Social da PUCSP, Assistente Social servidora da Prefeitura Municipal de Jaguariúna, Docente do curso de pós-graduação em Gestão da Política de Assistência Social e o Trabalho Social com Famílias da UNISAL de Americana.

Palavras-chave:

Liberdade, Racionalidade Burguesa, Neoliberalismo, Ultraconservadorismo, Projeto ??tico-Político

Resumo

Iniciamos levantando aspectos que compõem a legitimação da liberdade individual, por meio de um ensaio teórico tratando da racionalidade burguesa e do neoliberalismo que apresentam um ethos moral dominante como único, compreendendo a ordem sociometabólica capitalista como o ápice das sociedades. A ontologia em Marx fundamenta-nos por tratar da liberdade, entendendo os sujeitos como ser social, sendo a liberdade algo participado por todos. Perpassamos por uma análise da conjuntura ultraconservadora e finalizamos com contribuições para com a resistência e o ultrapassar barreiras como a incredulidade na concretização do Projeto ??tico-Político.

Biografia do Autor

Alana Andreia Pereira, Doutoranda do PEPG em Serviço Social da PUCSP, Assistente Social servidora da Prefeitura Municipal de Jaguariúna, Docente do curso de pós-graduação em Gestão da Política de Assistência Social e o Trabalho Social com Famílias da UNISAL de Americana.

Atualmente é doutoranda em Serviço Social pelo PEPG em Serviço Social da PUCSP, bolsista CAPES. Docente de cursos de Pós-graduação da UNISAL Campinas e Americana. Foi docente do Curso de Graduação em Serviço Social pela UNIP-Swift Campinas (2 anos). Foi docente do curso de graduação em Serviço Social na Faculdade Santa Lúcia de Mogi-Mirim. Assistente Social, no Serviço Social Escolar, pelo Departamento de Educação Infantil-SEDUC, como servidora pública da Prefeitura de Jaguariúna, anteriormente, trabalhou no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) NASSIF, também como servidora pública no mesmo município. Possui graduação em Serviço Social (2011) pela Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' - UNESP/Franca - bolsista monitoria na disciplina de Legislação I, pelo Departamento de Serviço Social e bolsista extensão PROEX II -, Especialização em DST, HIV/AIDS, Serviço Social e Saúde (2013) pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, realizado no HC da UNICAMP no ambulatório de DST/HIV/AIDS, Moléstias Infecciosas e Imunopediatria - Bolsista FUNDAP. Mestre em Serviço Social (2015) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP - Bolsista CNPq e Mestre em Avaliação e Gestão de Políticas Sociais (2015) pelo M2 profissional da Faculdade de Economia de Grenoble, na França - Université Pierre Mendès-France (2015) - Bolsista CMIRA, em dupla-diplomação, com a pesquisa 'Exploração Sexual: a condição de vida das filhas da classe trabalhadora'. Participou da Linha de Pesquisa Mundo do Trabalho: Serviço Social e Saúde do Trabalhador (GEMTSS), pela UNESP. Atualmente é Assistente Social, membro da Nucleação da Seccional do CRESS de Campinas. Pesquisadora das temáticas: Política Social; Serviço Social; trabalho profissional do Serviço Social; Exploração Sexual; Criança e Adolescente; Família; Feminismo; Mundo do trabalho e mulher trabalhadora.

Referências

ANTUNES, R. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.

BARROCO, M.L.S. ??tica: fundamentos sócio-históricos. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.

______. Barbárie e Neoconservadorismo: o s desafios do projeto ético-político. In: Revista Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 106, p. 205 ??? 218, abr./jun. 2011.

______. Código de ??tica do/a Assistente Social comentado. Conselho Federal de Serviço Social ??? CFESS (Org.). São Paulo: Cortez, 2012.

BRECHT. E. B. F. De que serve a bondade. Disponível em: <http://www.culturabrasil.org/brechtantologia.htm#De Que Serve A Bondade>. Acesso em 30 Dez. 2018.

__________. Privatizado. Disponível em: <http://www.culturabrasil.org/brecht_antologia_poetica.htm#priva>. Acesso em: 30 Dez. 2018.

CAMPOS, A. Heterónimo Fernando Pessoa. A verdadeira liberdade. Disponível em: <http://arquivopessoa.net/textos/3349>. Acesso em: 30 Dez. 2018.

COUTINHO, C.N. O estruturalismo e a miséria da razão. 2ª edição ??? São Paulo: Expressão Popular, 2010.

GUERRA, Y. A Instrumentalidade do Serviço Social. 9ª edição ??? São Paulo: Cortez, 2010.

__________. A Dimensão Técnico-operativa do Exercício Profissional. In: SANTOS, C.M. dos. BACKX, S. GUERRA, Y. A Dimensão Técnico-Operativa no Serviço Social: desafios contemporâneos. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2012, pp.39-68.

Hayek, F.A. O caminho da servidão. São Paulo: Instituto Ludwig von Mises Brasil, 2010.

MARINI, R. M. Dialética da dependência., 1973. Disponível em: <https://www.marxists.org/portugues/marini/1973/mes/dialetica.htm>. Consultado em Nov. 2018.

MARX, K., ENGELS, F. A ideologia alemã. 1ª ed. ??? São Paulo: Expressão Popular, 2009.

M??SZÁROS, I. Para além do capital: rumo a uma teoria de transição. São Paulo: Boitempo, 2011.

______. O Poder da ideologia. 1ª edição, 4ª reimpressão ??? São Paulo: Boitempo, 2012.

NETTO, J.P. Prefácio. In: MOTA, A.E. (Org.) O mito da assistência social: ensaios sobre Estado, e política e sociedade. 4ªed. São Paulo: Cortez, 2010.

______., BRAZ, M. Economia política: introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2011.

Downloads

Publicado

2019-12-10