Formação militante e ação afirmativa: reflexões sobre a prática e o projeto da Educafro

Autores

  • Marcia Leitao Pinheiro Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) https://orcid.org/0000-0001-6695-4585
  • Elielma Ayres Machado Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Palavras-chave:

Educafro, Ações Afirmativas, Educação, Militante.

Resumo

 

Resumo:

O artigo se dedica a refletir sobre como a rede de cursos Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro) relaciona  seu estudante num contexto de luta em  defesa das políticas afirmativas. Para tanto, ela empreende ações que corroboram experiência social e política para os estudantes, que se tornam militantes/ativistas. Utilizamos entrevistas em profundidade, descrição etnográfica, análise de materiais audiovisuais e textuais, que evidenciam a concepção e as interações narrativas e espaciais estabelecidas por essa rede de ensino em prol de políticas de ação afirmativa na educação brasileira.

 

 

 

Biografia do Autor

Marcia Leitao Pinheiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Professora e pesquisadora do Laboratório de Estudos da Sociedade Civil e do Estado (LESCE/UENF)

Elielma Ayres Machado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora e pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais e Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

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Vídeo:

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Sites consultados:

http://www.educafro.org.br/rio/nucleos

http://www.franciscanos.org.br/

http://www.mulheresnegras.org

https://www.youtube.com/watch?v=cX9TPd8Cksc

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Publicado

2020-05-28