Trajetória do ensino superior brasileiro: retrocessos e desigualdade no acesso à educação

Autores

Palavras-chave:

educação superior, desigualdade de acesso, exclusão, classe, gênero e etnia, Políticas de Ações Afirmativas

Resumo

Visando contribuir com estudos sobre a temática do ensino superior brasileiro, este artigo constroi uma substancial rememoração dos processos que implicaram em seu desenvolvimento. Atenta para a complexa trama produzida no favorecimento das elites, responsável pela capilarização da exclusão e desigualdades no processo de ingresso e permanência de estudantes no ensino superior. Neste contexto, serão abordadas questões referentes à classe, gênero e etnia, fundamentais para a compreensão da existência e resistência desigual dos sujeitos que neste processo inserem-se, os quais justificam a importância e desenvolvimento de Políticas de Ações Afirmativas.

Biografia do Autor

Nino Rafael Kruger, Universidade Católica de Pelotas

Graduado em Serviço Social pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel); Mestre e Doutorando em Políticas Social e Direitos Humanos pela mesma instituição; membro do Grupo de Pesquisa CNPQ em Questão Agrária, Urbana e Ambiental; membro fundador do Observatório dos Conflitos da Cidade.

Isabela Baptista Alves, Universidade Católica de Pelotas

Assistente Social graduada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel); Atua na área da educação; é Mestranda no Programa de Políticas Social e Direitos Humanos na mesma instituição.

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Publicado

2020-05-28