Megaeventos no Brasil, Carnaval em Salvador: entre a “cultura do povo” e a beleza do morto

Autores

  • Ewerthon Clauber de Jesus Vieira

Resumo

Este artigo compõe parte dos resultados de uma pesquisa doutoral, em curso, que versa sobre as políticas urbano-culturais e a produção de uma imagem de consumo da cidade de Salvador no contexto de preparação e realização dos recentes megaeventos esportivos, notadamente das copas privadas da FIFA. Interessa analisar criticamente em que medida as intervenções implementadas e ou projetadas para as cidades refletem o cenário excepcional que o tempo de copa opera, especificamente na construção imagética de Salvador como capital da alegria e referência representativa do Brasil. Para tanto, mediante a pesquisa documental e a observação direta dos usos dos espaços públicos, objetiva-se especificamente compreender como, na capital baiana, a ênfase denotada a cultura popular, sob a referência positivada de uma revalorização da história e costumes do povo baiano, empreende perversamente uma mercantilização reificada na destituição do caráter dinâmico e plural próprios das práticas culturais, convertendo-as em objetos atrativos para o consumo e para imagem edificante de Salvador, em tempo de Copa.

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Publicado

2016-07-15

Edição

Seção

Artigos - Seção Temática