A CUT (1983-1988) como mediação particular na construção da consciência de classe

Autores

  • Alexandre Aranha Arbia

Resumo

A crise que se instaura no sindicalismo na última quadra do século passado (e no Brasil em 1990) coloca como questão o real papel dos sindicatos no processo da consciência de classe. Contra modismos teóricos que põem em xeque a condição do proletariado de superar o sociometabolismo vigente, este artigo pretende demonstrar, a partir da explicitação da essência do sindicalismo, seu papel no processo de consciência de classe. Buscando suas determinações essenciais fundamentais, argumentar-se-á que a natureza do sindicalismo encontra-se na particularidade, possibilitando aos trabalhadores singulares o primeiro e indispensável acesso às determinações universais da ordem burguesa. E, se em determinados períodos, o sindicalismo é dominado por certa consciência contingente, em outros revela sua plena potencialidade no processo de construção em-si e para-si da classe. Como claro exemplo deste segundo aspecto, encontramos a Central Única dos Trabalhadores nos idos de 1983 a 1988 -- período em que se comportou como verdadeiro catalisador da consciência de classe no cenário nacional.

Referências

ARBIA, A. Contornos de uma práxis sindical: curvatura teórica e ideológica nas concepções e práticas da Central Única dos Trabalhadores. Programa de Pós-graduação em Serviço Social. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora. 2010. Dissertação de Mestrado.

ARON, R. O Marxismo de Marx. 3. ed. São Paulo: Arx, 2008.

BOITO JR. A. O Sindicalismo de Estado no Brasil: uma análise crítica da estrutura sindical. São Paulo: UNESP, 1991a.

____. Reforma e Persistência da Estrutura Sindical. In. BOITO JR., Armando (Org.). Sindicalismo brasileiro nos anos 80. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991b.

BRAZ, M. Partido e Revolução (1848-1989). São Paulo: Expressão Popular. 2011.

CUT -- CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES. Resoluções do 1º Congresso Nacional da CUT (1984). Disponível em <http://www.cut.org.br>. Acesso em: ago. de 2003a.

____. Resoluções do 3º Congresso Nacional da CUT (1988). Disponível em <http://www.cut.org.br>. Acesso em: ago. de 2003b.

CHASIN, J. Estatuto ontológico e resolução metodológica. São Paulo: Boitempo, 2009.

____. Ensaios Ad Hominem/Estudos e Edições Ad Hominem. N. 1, Tomo III -- Política. São Paulo: Estudos e Edições Ad Hominem, 2000a.

____. A miséria brasileira. 1964-1994: do golpe militar à crise social. São Paulo: Ad Hominem, 2000b.

CHESNAIS, F. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.

COIMBRA, A L. Sindicalismo e cidadania: análise da concepção e prática sindical da CUT na década de 1990. Tese de Doutoramento em Serviço Social. Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

IASI, M. As metamorfoses da consciência de classe. O PT entre a negação e o consentimento. São Paulo: Expressão popular, 2006.

INWOOD, M. Dicionário Hegel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997.

LÊNIN, V. I. Que Fazer? Problemas candentes do nosso movimento. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

____. Sobre as greves. In AGUENA, Paulo (Org.). O Marxismo e os Sindicatos. São Paulo: Sundermann. 2008.

LUKÁCS, G. Ontología del ser social: El trabajo. Organização de Antonino Infranca e Miguel Vedda. Buenos Aires: Herramienta, 2004a.

____. Los fundamentos ontológicos del pensamiento y de la acción humanos. In: Ontología del ser social: El trabajo. Organização de Antonino Infranca e Miguel Vedda. Buenos Aires: Herramienta, 2004b.

____. História e Consciência de Classe: estudos da dialética marxista. 2. ed. Porto/Rio de Janeiro: Escorpião/Elfos, 1989.

____. Sobre a Particularidade como Categoria Estética. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970.

____. Estética I: La peculiaridad de lo estético. Barcelona/México: Grijalbo, 1967. V. 3 (Categorias psicológicas y filosóficas básicas de lo estético).

MARX, K. Contribuição à Crítica da Economia Política. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

____. O Dezoito Brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Nova Cultural, 1988. Coleção Os Pensadores. V. 2.

MÉSZÁROS, I. Filosofia, Ideologia e Ciência Social. Ensaios de negação e afirmação. São Paulo: Boitempo, 2008.

NETTO, J. P.; BRAZ, M. Economia Política: uma introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2006.

NETTO, J. P.. Para a crítica da vida cotidiana. In NETTO, J. P.; CARVALHO, M. C.. Cotidiano: Conhecimento e crítica. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1987.

TROTSKY, L. Comunismo e sindicalismo. In AGUENA, Paulo (Org.). O Marxismo e os Sindicatos. São Paulo: Sundermann, 2008.

VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da Práxis. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

Downloads

Publicado

2016-07-28

Edição

Seção

Artigos - Seção Temática