Políticas Sociais na perspectiva socialista, a partir da experiência cubana
Resumo
Nosso objetivo é discutir políticas sociais a partir da mais longeva dentre as experiências de materialização da utopia socialista: a revolução cubana. Em termos metodológicos, utilizamo-nos de fontes secundárias para os dados históricos e estatísticos sobre o país, aí agregando um exercício analítico. Além da Introdução, o texto resgata elementos da formação social cubana; segue com informações relativas às suas principais políticas sociais (terras, moradias, trabalho e salários, educação, saúde, esportes, cultura, cidadania, justiça, impostos, proteção social); e apresenta reflexões sobre as relações entre políticas sociais, movimentos sociais e organizações sócio-políticas à luz do referencial teórico marxiano e da experiência de materialização do socialismo cubano, examinando o processo de passagem da situação revolucionária para uma nova cotidianidade capaz de propiciar a superação relativa da alienação inerente ao capitalismo, como também a sustentação política cinquentenária da construção socialista local.Referências
BEHRING, Elaine Rossetti e BOSCHETTI, Ivanete. Política Social, fundamentos e história. In: Biblioteca Básica/Serviço Social, vol. 02. São Paulo, Cortez, 2006.
FERNANDES, Florestan. Da Guerrilha ao Socialismo: a Revolução Cubana. São Paulo, Ed. Expressão Popular, 3ª Ed., 2012.
MARTINS, José. Capitalismo Selvagem. In: Crítica da Economia. NEP 13 de Maio. São Paulo, 2013, Boletins n° 1168 e 1169.
MONTAÑO, Carlos e DURIGUETTO, Maria Lúcia. Estado, Classe e Movimento Social. Biblioteca do Serviço Social, Volume 5. São Paulo, Cortez, 2011.
MORAIS, Fermando. A Ilha. São Paulo, Cia. das Letras, 2010 .
____ Os Últimos Soldados da Guerra Fria. São Paulo, Cia. das Letras, 2011.
NEP 13 de Maio. História das Revoluções e do Pensamento Marxista. São Paulo, Mímeo, s/d.
____ A Revolução Cubana. Texto de Estudo. Disponível em (acesso em 29/10/2013): http://pt.scribd.com/doc/143670565/A-revolucao-cubana-texto-de-estudo-do-NEP13M.
NETTO, José Paulo. Crise do Socialismo e Ofensiva Neoliberal. São Paulo, Cortez, 4ª Edição, 2007.
SAITO, Hideyo e HADDAD, Antonio Gabriel. Cuba Sem Bloqueio. São Paulo, Radical Livros, 2012.
VIEIRA, Evaldo. Estado e Miséria Social no Brasil. De Getúlio a Geisel. São Paulo, Cortez, 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Praia Vermelha está licenciada sob a licença Creative Commons BY 4.0. Para ver uma cópia desta licença, visite https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Após a publicação da edição, autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal).