Políticas Sociais na perspectiva socialista, a partir da experiência cubana

Autores

  • Eliane Ganev

Resumo

Nosso objetivo é discutir políticas sociais a partir da mais longeva dentre as experiências de materialização da utopia socialista: a revolução cubana. Em termos metodológicos, utilizamo-nos de fontes secundárias para os dados históricos e estatísticos sobre o país, aí agregando um exercício analítico. Além da Introdução, o texto resgata elementos da formação social cubana; segue com informações relativas às suas principais políticas sociais (terras, moradias, trabalho e salários, educação, saúde, esportes, cultura, cidadania, justiça, impostos, proteção social); e apresenta reflexões sobre as relações entre políticas sociais, movimentos sociais e organizações sócio-políticas à luz do referencial teórico marxiano e da experiência de materialização do socialismo cubano, examinando o processo de passagem da situação revolucionária para uma nova cotidianidade capaz de propiciar a superação relativa da alienação inerente ao capitalismo, como também a sustentação política cinquentenária da construção socialista local.

Referências

BEHRING, Elaine Rossetti e BOSCHETTI, Ivanete. Política Social, fundamentos e história. In: Biblioteca Básica/Serviço Social, vol. 02. São Paulo, Cortez, 2006.

FERNANDES, Florestan. Da Guerrilha ao Socialismo: a Revolução Cubana. São Paulo, Ed. Expressão Popular, 3ª Ed., 2012.

MARTINS, José. Capitalismo Selvagem. In: Crítica da Economia. NEP 13 de Maio. São Paulo, 2013, Boletins n° 1168 e 1169.

MONTAÑO, Carlos e DURIGUETTO, Maria Lúcia. Estado, Classe e Movimento Social. Biblioteca do Serviço Social, Volume 5. São Paulo, Cortez, 2011.

MORAIS, Fermando. A Ilha. São Paulo, Cia. das Letras, 2010 .

____ Os Últimos Soldados da Guerra Fria. São Paulo, Cia. das Letras, 2011.

NEP 13 de Maio. História das Revoluções e do Pensamento Marxista. São Paulo, Mímeo, s/d.

____ A Revolução Cubana. Texto de Estudo. Disponível em (acesso em 29/10/2013): http://pt.scribd.com/doc/143670565/A-revolucao-cubana-texto-de-estudo-do-NEP13M.

NETTO, José Paulo. Crise do Socialismo e Ofensiva Neoliberal. São Paulo, Cortez, 4ª Edição, 2007.

SAITO, Hideyo e HADDAD, Antonio Gabriel. Cuba Sem Bloqueio. São Paulo, Radical Livros, 2012.

VIEIRA, Evaldo. Estado e Miséria Social no Brasil. De Getúlio a Geisel. São Paulo, Cortez, 1995.

Downloads

Publicado

2016-07-28

Edição

Seção

Artigos - Seção Temática