Tendências contemporâneas da dinâmica capitalista na “zona da cana” nordestina

Autores

  • Lucas Bezerra UFRJ

Palavras-chave:

Desenvolvimento capitalista. Classes sociais. Nordeste. Agroindústria canavieira.

Resumo

O artigo analisa tendências da dinâmica capitalista na agroindústria canavieira nordestina neste início de século. Para tanto, apresenta um panorama do setor sucroalcooleiro em âmbito nacional e problematiza, em seguida, as particularidades da chamada “zona da cana” nordestina, formada pelos estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Metodologicamente, sob o aporte categorial da crítica da economia política, vale-se de interlocução com a literatura especializa sobre o tema, documentos e dados oficiais a fim de responder ao objetivo do texto.

Biografia do Autor

Lucas Bezerra, UFRJ

Assistente Social. Doutorando em Serviço Social pela UFRJ.

Referências

ALVES, Francisco. Por que morrem os cortadores de cana? In: Rev. Saúde e Sociedade. v. 15, n. 3, p. 90-98, set.-dez. 2006.

ANDRADE, M. C. A terra e o homem no Nordeste. Recife: Ed. Universitária UFPE, 1994.

ANDRADE, M. C. Modernização e pobreza: a expansão da agroindústria canavieira e seu impacto ecológico e social. São Paulo: Editora da UNESP, 1994.

BEZERRA, L.; TAVARES, M. A. Produtividade e miséria: o trabalho assalariado nos canaviais da Paraíba. In: Rev. SER Social, Brasília, v. 18, n. 39, p. 562-583, jul.-dez./2016.

CPT. Comissão Pastoral da Terra. Impactos do monocultivo da cana na Amazônia e no Cerrado. Brasília: CPT, 2009.

GUANAIS, J. B. Pagamento por produção, intensificação do trabalho e superexploração na agroindústria canavieira brasileira (Tese – Doutorado em Sociologia). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.

IAMAMOTO, M. Trabalho e Indivíduo Social. São Paulo: Cortez, 2001.

LIMA, Edvaldo. Dissidência e fragmentação da luta pela terra na “Zona da Cana” nordestina: Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Recife: CRV Editora, 2013.

MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Livro II. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

OLIVEIRA, F. Elegia para uma re(li)gião. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

PEREIRA, E. M. A dialética do desenvolvimento desigual inter-regional: a questão social no Nordeste brasileiro dos anos 2000. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

TAVARES, M. A.; TRINDADE, R. O. A “liberdade” do trabalho e as armadilhas do salário por peça. In: Rev. Katálysis. Florianópolis v. 12 n. 2 p. 170-177 jul./dez. 2009.

UNICA. União da Indústria de Cana-de-Açúcar. Mapa da produção. Disponível em: <http://www.unica.com.br/mapa-da-producao>. Acesso em: 28 ago. 2015.

UNICA. União da Indústria de Cana-de-Açúcar. Mapa da produção – quantidade/safra por estado. Disponível em: <http://www.unica.com.br/mapa-da-producao>. Acesso em: 08 dez. 2017.

Downloads

Publicado

2021-05-31