Tendências contemporâneas da dinâmica capitalista na “zona da cana” nordestina
Palavras-chave:
Desenvolvimento capitalista. Classes sociais. Nordeste. Agroindústria canavieira.Resumo
O artigo analisa tendências da dinâmica capitalista na agroindústria canavieira nordestina neste início de século. Para tanto, apresenta um panorama do setor sucroalcooleiro em âmbito nacional e problematiza, em seguida, as particularidades da chamada “zona da cana” nordestina, formada pelos estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Metodologicamente, sob o aporte categorial da crítica da economia política, vale-se de interlocução com a literatura especializa sobre o tema, documentos e dados oficiais a fim de responder ao objetivo do texto.
Referências
ALVES, Francisco. Por que morrem os cortadores de cana? In: Rev. Saúde e Sociedade. v. 15, n. 3, p. 90-98, set.-dez. 2006.
ANDRADE, M. C. A terra e o homem no Nordeste. Recife: Ed. Universitária UFPE, 1994.
ANDRADE, M. C. Modernização e pobreza: a expansão da agroindústria canavieira e seu impacto ecológico e social. São Paulo: Editora da UNESP, 1994.
BEZERRA, L.; TAVARES, M. A. Produtividade e miséria: o trabalho assalariado nos canaviais da Paraíba. In: Rev. SER Social, Brasília, v. 18, n. 39, p. 562-583, jul.-dez./2016.
CPT. Comissão Pastoral da Terra. Impactos do monocultivo da cana na Amazônia e no Cerrado. Brasília: CPT, 2009.
GUANAIS, J. B. Pagamento por produção, intensificação do trabalho e superexploração na agroindústria canavieira brasileira (Tese – Doutorado em Sociologia). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.
IAMAMOTO, M. Trabalho e Indivíduo Social. São Paulo: Cortez, 2001.
LIMA, Edvaldo. Dissidência e fragmentação da luta pela terra na “Zona da Cana” nordestina: Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Recife: CRV Editora, 2013.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Livro II. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
OLIVEIRA, F. Elegia para uma re(li)gião. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
PEREIRA, E. M. A dialética do desenvolvimento desigual inter-regional: a questão social no Nordeste brasileiro dos anos 2000. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
TAVARES, M. A.; TRINDADE, R. O. A “liberdade” do trabalho e as armadilhas do salário por peça. In: Rev. Katálysis. Florianópolis v. 12 n. 2 p. 170-177 jul./dez. 2009.
UNICA. União da Indústria de Cana-de-Açúcar. Mapa da produção. Disponível em: <http://www.unica.com.br/mapa-da-producao>. Acesso em: 28 ago. 2015.
UNICA. União da Indústria de Cana-de-Açúcar. Mapa da produção – quantidade/safra por estado. Disponível em: <http://www.unica.com.br/mapa-da-producao>. Acesso em: 08 dez. 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Praia Vermelha está licenciada sob a licença Creative Commons BY 4.0. Para ver uma cópia desta licença, visite https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Após a publicação da edição, autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal).