A trajetória de Astrojildo Pereira (1890-1965), fundador do PCB
Palavras-chave:
Astrojildo Pereira, intelectuais, organização da cultura.Resumo
Este artigo pretende mostrar a trajetória de Astrojildo Pereira como intelectual orgânico da classe operária brasileira no desempenho de funções diferentes. Astrojildo Pereira começou como gráfico e jornalista do movimento operário para depois se colocar como o principal fundador do PCB e dirigente político. Afastado dessa posição continuou a defender as posições do PCB, mas passou depois a atuar mais como crítico e organizador da cultura. Nessepapel atuou também com formador de novas gerações de intelectuais dentre os quais pode se destacar o nome de Carlos Nelson Coutinho, um dos introdutores das obras de Lukács e Gramsci no debate político e cultural no Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Praia Vermelha está licenciada sob a licença Creative Commons BY 4.0. Para ver uma cópia desta licença, visite https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Após a publicação da edição, autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal).