Carlos Nelson Coutinho e a polêmica criadora – considerações preliminares
Palavras-chave:
comunismo, crítica literária, democraciaResumo
Carlos Nelson Coutinho foi um intelectual que durante toda a sua vida mesclou uma profunda erudição com uma participação política ativa e polêmica. Sempre no campo da esquerda comunista, esse intelectual, que foi membro do PCB, contribuiu para o pensamento marxista brasileiro, ao introduzir em nossa cultura política o pensamento de Gramsci e Lukács. Desde jovem, o seu apreço pela crítica literária permitiu que ele inovasse nesse campo ao incorporar autores como Kafka, ao rol dos autores realistas. Na esfera da teoria política desenvolveu uma inovadora e polêmica conceituação da democracia, que culminou, em seu último livro, com uma leitura inédita de Rousseau para além do contratualismo formal.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Praia Vermelha está licenciada sob a licença Creative Commons BY 4.0. Para ver uma cópia desta licença, visite https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Após a publicação da edição, autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal).