Um marxista na batalha das ideias: Carlos Nelson Coutinho e os caminhos da revolução brasileira
Palavras-chave:
Carlos Nelson Coutinho, revolução brasileira, papel do intelectualResumo
O presente escrito traz a público os primeiros resultados e certas hipóteses de trabalho de uma pesquisa em andamento1. Através dela, intitulada Um marxista na batalha das ideias: o pensamento de Carlos Nelson Coutinho e os caminhos da revolução brasileira, venho esquadrinhando dois campos intimamente interligados, esperando obter resultados em duas frentes: de um lado, na frente ainda pouco explorada do estudo aprofundado do conjunto da obra de Carlos Nelson, lançando luz sobre a contribuição teórica de um dos principais pensadores brasileiros do último quarto do século XX, cuja influência permanece viva e forte neste século; de outro lado, naquela constituída pelo esforço interpretativo do evolver da realidade brasileira pós-redemocratização, ciclo no qual sua figura, como destacado intelectual orgânico vinculado à classe trabalhadora, teve papel proeminente. O objetivo central desta perquirição é, a partir da fundamentação e do teste da hipótese medular e das hipóteses auxiliares a serem apresentadas adiante, proceder a um estudo crítico do pensamento de Carlos Nelson Coutinho, com ênfase em seu pensamento político maduro. A investigação deve facultar lançar luz sobre sua trajetória individual e importância histórica enquanto intelectual revolucionário, coadjuvando, também, para a compreensão dos caminhos percorridos pela esquerda brasileira nas últimas três décadas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Praia Vermelha está licenciada sob a licença Creative Commons BY 4.0. Para ver uma cópia desta licença, visite https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Após a publicação da edição, autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal).