Discursos sobre estética: saúde para homens e beleza para mulheres

Autores

  • Luciana Patrícia Zucco

Palavras-chave:

estética, feminino e masculino, discursos mídia.

Resumo

O presente texto trata dos discursos sobre a estética feminina e masculina veiculada pelas revistas Nova e
Men´s Health, e é oriundo da pesquisa intitulada “Sexualidade em discursos: um estudo sobre revistas femininas e
masculinas”. A construção dos dados foi realizada a partir da abordagem qualitativa e sua análise pautada nos critérios
da Análise de Discurso (AD). O corpus é formado pelas capas dos magazines de Nova e Men’s Health, no período de
janeiro de 2007 a janeiro de 2008. Os resultados indicam que a estética difundida pelas revistas é similar, uma vez que
as representações são de corpo magro, sem gorduras e jovem, definido por dietas de emagrecimento, exercícios, cosméticos
e recursos tecnológicos. Contudo, os sentidos dos discursos apresentam particularidades, sendo as terminologias
utilizadas distintas, devido, sobremodo, ao recorte de gênero. Enquanto em Nova beleza é palavra de ordem, em Men´s
Health saúde é tomada como referência para se atingir a estética masculina almejada.

Downloads

Edição

Seção

Artigos - Seção Temática