Pensando com(o) Lélia Gonzalez: A construção do pensamento feminista afro latino-americano
Palavras-chave:
Lélia Gonzalez, Antirracismo, História intelectual, Feminismo.Resumo
Tendo por objetivo apresentar a importância e o valor histórico do pensamento de Lélia Gonzalez, este artigo utiliza-se dos livros e artigos da autora publicados nas décadas de 1970 a 1990, para apresentar os principais conceitos que a partir da práxis intelectual de Lélia Gonzalez, foram capazes de produzir a síntese teórica presente no seu aclamado “Feminismo Afro-latino americano”. A articulação dos conceitos trabalhados por Gonzalez confirmam a sua importância e demonstram que a pensadora é um marco na historia do movimento feminista brasileiro.Referências
BARRETO, Raquel. Lélia Gonzalez: uma intérprete do Brasil. In: GONZALEZ, Lélia. Primavera para as rosas negras: Lélia Gonzalez em primeira pessoa. São Paulo: Diáspora Africana, 2018
BARRETO, Raquel de Andrade. “Enegrecendo o feminismo” ou “Feminizando a raça” : narrativas de libertação em Angela Davis e Lélia Gonzáles. Rio de Janeiro : PUC-Rio, Departamento de História, 2005.
BUFREM, Leilah; SILVA, Fabio; SOBRAL, Natanael. Análise das influências intelectuais na produção científica da área de Ciência da Informação: um estudo sobre os bolsistas de produtividade em pesquisa (PQ-CNPq). Revista Em Questão, vol. 23, pp. 115-141. 2017.
CARNEIRO, Sueli. Mulheres em movimento. Estudos avançados, 17, 49, 2003
GONZALEZ,Lélia. Por um Feminismo Afrolatinoamericano. RIOS, Flavia. LIMA, Márcia(orgs.). Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
__________. Por um feminismo afro-latino-americano. In: Caderno de formação política do Círculo Palmarino n.01 Batalha de Ideias. (2011). 2011.Disponível em:https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/271077/mod_resource/content/1/Por%20um% 20feminismo%20Afro-latino-americano.pdf. Acessado em 25.10.2022.
____________. “Mulher negra”. Mulherio, São Paulo, ano 1, n. 3, p. 8-9, 1981
____________. Cultura, etnicidade e trabalho. In: GONZALEZ,Lélia. Primavera para as rosas negras: Lélia Gonzalez em primeira pessoa. São Paulo: Diáspora Africana, 2018a.
____________. A Questão Negra no Brasil. In: __________. Primavera para as rosas negras: Lélia Gonzalez em primeira pessoa. São Paulo: Diáspora Africana, 2018b.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a Organização da Cultura: Civilização Brasileira.Rio de Janeiro,1982.
GRIN, Mônica. Rigor sociológico e estudos sobre negros: uma contribuição de L. A. Costa Pinto In: Idéias de modernidade e Sociologia no Brasil: ensaios sobre Luiz de Aguiar Costa; MAIO, Marcos Chor e VILLAS BÔAS, Gláucia Pinto (orgs.). Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, p. 147, 1999.
HASENBALG, Carlos. GONZALEZ,Lelia.Lugar de negro. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1982.
PISCITELLI, A. Interseccionalidades, categorias de articulação e experiências de migrantes brasileiras. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 11, n. 2, 2008. DOI: 10.5216/sec.v11i2.5247. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/5247. Acesso em: 25 out. 2022.
RATTS,Alex.RIOS Flavia. Lélia Gonzalez. Retratos do Brasil Negro,coordenada por Vera Lúcia Benedito.São Paulo : Selo Negro, 2010
RIOS, Flavia. "Um pensamento feminista negro no Brasil: a produção de Lélia Gonzalez". Comunicação apresentada no Colóquio "Feminismo negro: Lélia Gonzalez e Angela Davis". Núcleo de Estudos da Mulher e Relações Sociais de Gênero da Universidade de São Paulo, 2007.
RIBEIRO, Djamila. Quem tem medo do feminismo negro?Companhia das Letras: 1a ed.São Paulo, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Praia Vermelha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Praia Vermelha está licenciada sob a licença Creative Commons BY 4.0. Para ver uma cópia desta licença, visite https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Após a publicação da edição, autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal).