Protagonismo feminino no PET de Humanidades e Letras da Unilab/Ceará (2013-2020)

Autores

  • Ana Cássia Alves Cunha Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira https://orcid.org/0000-0002-6029-3496
  • Jeannette Filomeno Pouchain Ramos Universidade Federal do Ceará
  • Alice de Oliveira Silva Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Karoliny Monteiro Viana Lima
  • Maria da Luz Fonseca de Carvalho Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Mariana da Silva Mota

Palavras-chave:

Protagonismo feminino, Programa de Educação Tutorial, Educação.

Resumo

Este artigo analisa o processo de autorreconhecimento do protagonismo feminino e da inserção profissional de bolsistas do PETHL/Unilab, no interstício de 2013 a 2019. A pesquisa participante, de natureza quanti-qualitativa, revisitou a literatura e analisou documentos. Como instrumento de coleta de dados aplicou 18 questionários com tutoras, bolsistas, ativas e egressas. Concluímos que este tem contribuído com o autorreconhecimento, o protagonismo de mulheres negras e profissionalização, bem como tem se mostrado como um lugar seguro onde podemos nos reinventar e romper paradigmas.

Biografia do Autor

Ana Cássia Alves Cunha, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestranda no Programada de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (POSIH-UNILAB), Bacharel em Humanidades na UNILAB, Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo na Faculdades Nordeste e Licencianda em Pedagogia na UNILAB.

Jeannette Filomeno Pouchain Ramos, Universidade Federal do Ceará

Pós-doutorada em Belas Artes pela Universidade do Porto - Portugal. Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Professora do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB).

Alice de Oliveira Silva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Graduanda em Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB).

Karoliny Monteiro Viana Lima

Bacharel em Humanidades e Pedagogia na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) e Bacharel em Psicologia (Ratio).

Maria da Luz Fonseca de Carvalho, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (POSIH-UNILAB), Bacharel em Humanidades (UNILAB) e Licenciatura em Pedagogia (UNILAB).

Mariana da Silva Mota

Licenciatura em Letras Língua Portuguesa na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB).

Referências

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Publicado

2024-02-05