A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO ENFRENTAMENTO DOS CONFLITOS ENTRE TRABALHO E FAMÍLIA

Autores

Palavras-chave:

Política de Educação Infantil, Trabalho, Família

Resumo

O artigo analisa a produção acadêmica sobre a política de Educação Infantil no enfrentamento dos conflitos entre trabalho remunerado e responsabilidades familiares no Brasil. A metodologia foi a pesquisa bibliográfica realizada nas principais bases nacionais no campo da Educação e do Serviço Social. Pretende-se analisar o debate acadêmico sobre a política de educação infantil e os impactos no trabalho produtivo e reprodutivo desempenhado pelas mulheres. Os resultados mostram a debilidade da produção do Serviço Social nesse campo e a dicotomia entre direito à educação e direito das mulheres trabalhadoras.

Biografia do Autor

Simone Dalbello, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Especialista em Saúde Pública com ênfase em saúde da Família pela UNINTER (2016). Especialista em Fundamentos e Organização Curricular pela Universidade do Contestado (2020). Especialista em Fundamentos do Serviço Social pela UNINTER (2020).Mestra Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS, 2019). Atualmente é Assistente Social da Secretaria Municipal de Educação, já tendo atuado na Política de Saúde e de Assistência Social. Tem experiência no trabalho com as seguintes temáticas: educação em saúde; saúde coletiva; saúde pública; trabalho educativo do assistente social, velhice, envelhecimento humano, ciências humanas e interdisciplinaridade.

Andrea de Sousa Gama, Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ

Assistente Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Mestre (1997) e Doutora (2012) em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz. Professora Associada da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e membro do corpo permanente do Programa de Pós-graduação em Serviço Social dessa unidade de ensino. Atualmente, coordenadora adjunta do PPGSS/Uerj. Atua como pesquisadora na área de Gênero, Trabalho, Família e Políticas Sociais. Integrante da Rede de pesquisadores em Família e Políticas Sociais (REFAPS) Autora do livro Trabalho, família e gênero - impactos dos direitos do trabalho e da educação infantil. SP: Cortez, 2014. Coordenadora do projeto de pesquisa "Tensões entre trabalho e família: análise das políticas públicas na organização do cuidado na vida familiar no Brasil" em parceria interinstitucional com pesquisadoras da UFSC, UFPA e Unirio, financiado pela Chamada Universal CNPq/MCTI/FNDCT no.18/2021 Coordenadora geral do CapacitaSUAS/RJ em 2018 e 2020.

Vanessa Bezerra de Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e pós-doutorado em Serviço Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde pública, movimentos sociais, mulher, gênero e pós-modernidade. Mãe da Valentina, nascida em 2004 e do Bernardo, nascido em 2009

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Publicado

2025-02-19

Edição

Seção

Artigos - Temas Livres