Contrarreforma e assistência social: condicionalidades para o BPC na Lei 14.176/21
Palavras-chave:
Assistência social, contrarreformas, condicionalidades, pessoas com deficiência, idososResumo
Este artigo, produto de pesquisa bibliográfica e documental, analisa o processo histórico de contrarreforma da política de assistência social no Brasil, com impactos negativos para a classe trabalhadora e, sobretudo, para as pessoas com deficiência e idosos em situação de pobreza. O mais recente ataque a estes grupos populacionais se deu com a Lei n° 14.176/21, aprovada durante o governo Bolsonaro. O resultado desse trabalho indica que as contrarreformas vêm se dando por meio de normas regulamentadoras, estabelecendo-se “condicionalidades” que restringiram direitos a pessoas com deficiência e idosos no BrasilDownloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Praia Vermelha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Praia Vermelha está licenciada sob a licença Creative Commons BY 4.0. Para ver uma cópia desta licença, visite https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Após a publicação da edição, autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal).