Mulheres em luta na cidade: gênero e raça em movimentos sociais urbanos

Autores

  • Geisa Bordenave Assistente Social (UFRJ), Especialista em Sociologia Urbana (UERJ), mestre e doutora em Ciências Sociais (UERJ). Pós-doutoranda no Departamento de Serviço Social da PUC-Rio, Laboratório de Estudos Urbanos (LEUS). Professora de Serviço Social nas Faculdades Integradas Simonsen.
  • Suellen Ferreira Guariento Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumo

O presente artigo busca trazer reflexões a partir da aproximação de dois campos de pesquisa: o movimento de mães e familiares vítimas de violência e movimentos de luta por moradia no Rio de Janeiro. As reflexões aqui desenvolvidas perpassam as perspectivas de gênero e raça e apontam para um eixo central: as lutas destas mulheres em um contexto de negação de direitos. Propomos refletir sobre as dimensões das lutas destes dois movimentos e suas aproximações no que se refere ao direito à cidade, à moradia e à vida.  

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geisa Bordenave, Assistente Social (UFRJ), Especialista em Sociologia Urbana (UERJ), mestre e doutora em Ciências Sociais (UERJ). Pós-doutoranda no Departamento de Serviço Social da PUC-Rio, Laboratório de Estudos Urbanos (LEUS). Professora de Serviço Social nas Faculdades Integradas Simonsen.

Assistente Social (UFRJ), Especialista em Sociologia Urbana (UERJ), mestre e doutora em Ciências Sociais (UERJ). Pós-doutoranda no Departamento de Serviço Social da PUC-Rio, Laboratório de Estudos Urbanos (LEUS). Professora de Serviço Social nas Faculdades Integradas Simonsen.

Downloads

Publicado

2025-10-07

Edição

Seção

Artigos - Temas Livres