Uruguai e o suicídio de mulheres afrodescendentes: um estudo introdutório
Resumo
Este artigo, objetiva suscitar o debate sobre o suicídio de mulheres negras no Uruguai, compreendendo a autodestruição de tais mulheres como parte das estratégias de genocídio à população afrodescendente. Além disso, os estudos realizados apontam que há uma defasagem nos dados e análises acerca da população afrodescendente no referido país, o que compreendemos estar relacionado a uma falsa democracia racial e tentativa de embranquecimento. Observamos que as mulheres negras são condicionadas à humilhação que, associada à colonização da subjetividade negra, pode conduzi-las à autodestruição.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Praia Vermelha está licenciada sob a licença Creative Commons BY 4.0. Para ver uma cópia desta licença, visite https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Após a publicação da edição, autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal).