Violência escolar e a ascensão da extrema direita: dimensão socioeducativa em questão
DOI:
https://doi.org/10.63273/rpv.v35i2.67688Resumo
O artigo objetiva discutir a violência na escola e aquela contra a escola, destacando a dimensão socioeducativa do Serviço Social como uma das possibilidades frente a este contexto desafiador. A partir de um estudo bibliográfico e análise de dados, observamos o avanço dos discursos e narrativas da extrema direita contra a política de educação e, concomitantemente, o aumento dos episódios de violência no ambiente escolar. Como estratégia de enfrentamento, apresentamos a importância da dimensão socioeducativa para a formação humana e na luta contra os ataques políticos ao processo formativo emancipador.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Praia Vermelha está licenciada sob a licença Creative Commons BY 4.0. Para ver uma cópia desta licença, visite https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Após a publicação da edição, autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal).