A escola e a fábrica: qualquer semelhança não é mera coincidência
Resumo
Este artigo analisa a escola pública como aparelho ideológico do Estado, vinculado à lógica do capital, a partir das contribuições de Marx, Engels, Enguita e Mészáros. Com base em revisão bibliográfica, investiga-se a relação entre escola e fábrica. A discussão divide-se em dois eixos: a reprodução das relações de produção e a possibilidade de resistência e de pensamento crítico na escola. Conclui-se que, embora inserida na lógica do capital, a escola é um espaço de contradições permeado por disputas e possibilidades de resistência e emancipação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Praia Vermelha está licenciada sob a licença Creative Commons BY 4.0. Para ver uma cópia desta licença, visite https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Após a publicação da edição, autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal).