Brasil: Capitalismo Extrativo e o Grande Retrocesso
Resumo
A partir da segunda metade dos anos 1990, o Brasil testemunhou uma impressionante reviravolta socioeconômica, produzindo um declínio absoluto e relativo da produção industrial, consolidando o capitalismo extrativo e transformando o país em um exportador de commodites. Esse processo implicou em um grande retrocesso que foi aprofundado e expandido após a vitória eleitoral do PT, em 2002. Tendo como ponto de partida essa reflexão o artigo analisa os fatores que contribuem para o declínio e estagnação do modelo extrativista nos anos 2012Â-2013 e o surgimento dos protestos em massa.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Praia Vermelha está licenciada sob a licença Creative Commons BY 4.0. Para ver uma cópia desta licença, visite https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Após a publicação da edição, autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal).