Valores Éticos e os Desafios da Prática Profissional dos Assistentes Sociais nos CRAS - RJ
Resumo
O artigo em tela apresenta parte dos estudos realizados para averiguar os valores e princípios objetivados no exercício profissional dos assistentes sociais inseridos nos Centros de Referência de Assistência Social no Rio de Janeiro. A concepção que norteia os procedimentos metodológicos é o materialismo histórico-dialético, que apreende a forma de ser do ser social em sua totalidade e processualidade contraditória. A investigação ocorreu por meio de estudo bibliográfico, análise documental e pesquisa de campo, com aplicação de questionários.Referências
BRASIL. Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Política Nacional de Assistência Social. Brasília, 2004.
FREDERICO, Celso. Classe e lutas sociais. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.
IAMAMOTO, Marilda; CARVALHO Raul. Relações sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo: Cortez, Celats, 1982.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. De Regis Barbosa e Flavio R. Kothe. 3. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1988.
NETTO, José Paulo. Razão, ontologia e práxis. Serviço Social & Sociedade. São Paulo: Cortez, ano 15, n. 44, p. 26-42, abr. 1994.
____. Para a crítica da vida cotidiana. In: NETTO, J.P. e FALCÃO, Maria do Carmo. Cotidiano Conhecimento e crítica. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
Pesquisa de Campo. Coelho, M. Valores, princípios, objetivação e o papel da consciência na prática profissional do assistente social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Praia Vermelha está licenciada sob a licença Creative Commons BY 4.0. Para ver uma cópia desta licença, visite https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Após a publicação da edição, autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal).