Percepção das sensações de bailarinos em aulas de ballet clássico on-line no Brasil durante a pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2022.v2.n2.52407

Palavras-chave:

sensações, ensino-aprendizagem, ballet, aulas on-line, pandemia

Resumo

A educação durante a pandemia de Covid-19 afetou vários bailarinos e professores em todo o mundo quando foi abruptamente transferida do ensino presencial para o ensino remoto por meio de diversas plataformas de comunicação on-line impactando nos seus modos de sentir. Esta pesquisa investiga as sensações de bailarinos de diferentes partes do Brasil durante seu processo de aprendizagem em aulas de ballet online intermediário-avançado e sua relação com a construção de sua corporalidade. Realizamos estudo qualitativo, com fontes etnográficas e autoetnográficas (observação, participação, entrevistas e vídeos). Os bailarinos nas aulas de ballet remotas relataram sentir desafios e oportunidades em relação às suas percepções de ver, ouvir, tocar, sentir cinestesicamente. A maioria dos bailarinos relatou bem-estar e melhoras na saude mental e fisica devido à socialização com seus pares dançando e aprendendo continuamente. Estas aulas desafiaram a sensorialidade dos bailarinos e serviram como um recurso extra para o conhecimento da dança.

Biografia do Autor

Doris Dornelles de Almeida, Universidade Federal de Viçosa

Doutorado em Dança na Roehampton University-London. Professora de Ballet Clássico e Música na Universidade Federal de Viçosa-UFV. Bailarina com experiência profissional nacional e internacional em companhias de dança desde 1994. Atuo como bailarina, coreógrafa e pesquisadora nas Ciências Humanas, Sociais, Filosofia e Arte na temática da dança, cultura nas organizações e indústria cultural, baseada na perspectiva do corpo sócio-histórico-cultural e do embodiment (corporalidade). Possuo Mestrado em Administração e Negócios com Louvor pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS (2012), Especialização em Teoria do Teatro-Cena Contemporânea pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2005), Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2006) e Graduação em Bacharel em Artes-Danca - Folkwang Hochschule Essen- Alemanha (2002).

Hillary Maria Lemes Farias, Universidade Federal de Viçosa

Natural de Montes Claros (MG), graduada em Dança pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), possui formação na área de ballet clássico e dança contemporânea como bailarina e professora.

 

Publicado

2022-12-30 — Atualizado em 2023-11-30

Versões