Percepção das sensações de bailarinos em aulas de ballet clássico on-line no Brasil durante a pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.58786/rbed.2022.v2.n2.52407Palavras-chave:
sensações, ensino-aprendizagem, ballet, aulas on-line, pandemiaResumo
A educação durante a pandemia de Covid-19 afetou vários bailarinos e professores em todo o mundo quando foi abruptamente transferida do ensino presencial para o ensino remoto por meio de diversas plataformas de comunicação on-line impactando nos seus modos de sentir. Esta pesquisa investiga as sensações de bailarinos de diferentes partes do Brasil durante seu processo de aprendizagem em aulas de ballet online intermediário-avançado e sua relação com a construção de sua corporalidade. Realizamos estudo qualitativo, com fontes etnográficas e autoetnográficas (observação, participação, entrevistas e vídeos). Os bailarinos nas aulas de ballet remotas relataram sentir desafios e oportunidades em relação às suas percepções de ver, ouvir, tocar, sentir cinestesicamente. A maioria dos bailarinos relatou bem-estar e melhoras na saude mental e fisica devido à socialização com seus pares dançando e aprendendo continuamente. Estas aulas desafiaram a sensorialidade dos bailarinos e serviram como um recurso extra para o conhecimento da dança.
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- 2023-11-30 (3)
- 2023-11-30 (2)
- 2022-12-30 (1)
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