Percepção das sensações de bailarinos em aulas de ballet clássico on-line no Brasil durante a pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.58786/rbed.2022.v2.n2.52407Palabras clave:
sensações, ensino-aprendizagem, ballet, aulas on-line, pandemiaResumen
A educação durante a pandemia de Covid-19 afetou vários bailarinos e professores em todo o mundo quando foi abruptamente transferida do ensino presencial para o ensino remoto por meio de diversas plataformas de comunicação on-line impactando nos seus modos de sentir. Esta pesquisa investiga as sensações de bailarinos de diferentes partes do Brasil durante seu processo de aprendizagem em aulas de ballet online intermediário-avançado e sua relação com a construção de sua corporalidade. Realizamos estudo qualitativo, com fontes etnográficas e autoetnográficas (observação, participação, entrevistas e vídeos). Os bailarinos nas aulas de ballet remotas relataram sentir desafios e oportunidades em relação às suas percepções de ver, ouvir, tocar, sentir cinestesicamente. A maioria dos bailarinos relatou bem-estar e melhoras na saude mental e fisica devido à socialização com seus pares dançando e aprendendo continuamente. Estas aulas desafiaram a sensorialidade dos bailarinos e serviram como um recurso extra para o conhecimento da dança.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2023-11-30 (3)
- 2023-11-30 (2)
- 2022-12-30 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
As pessoas autoras que publicarem na Revista Brasileira de Estudos em Dança são os responsáveis pelo conteúdo dos artigos assinados e retém os direitos autorais. Concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 (Open Archives Iniciative - OAI). Esse recurso, utilizado para periódicos de acesso aberto, permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, a pessoa autora deverá informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na Revista Brasileira de Estudos em Dança. Assim sendo, ainda que a revista seja detentora da primeira publicação, é reservado às pessoas autoras o direito de publicar seus trabalhos em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais, mesmo que o processo editorial não tenha sido finalizado.
É reservado à revista o direito de realizar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical visando manter o padrão de língua, respeitando-se, porém, o estilo autoral.