Percepção das sensações de bailarinos em aulas de ballet clássico on-line no Brasil durante a pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.58786/rbed.2022.v2.n2.52407Keywords:
sensações, ensino-aprendizagem, ballet, aulas on-line, pandemiaAbstract
A educação durante a pandemia de Covid-19 afetou vários bailarinos e professores em todo o mundo quando foi abruptamente transferida do ensino presencial para o ensino remoto por meio de diversas plataformas de comunicação on-line impactando nos seus modos de sentir. Esta pesquisa investiga as sensações de bailarinos de diferentes partes do Brasil durante seu processo de aprendizagem em aulas de ballet online intermediário-avançado e sua relação com a construção de sua corporalidade. Realizamos estudo qualitativo, com fontes etnográficas e autoetnográficas (observação, participação, entrevistas e vídeos). Os bailarinos nas aulas de ballet remotas relataram sentir desafios e oportunidades em relação às suas percepções de ver, ouvir, tocar, sentir cinestesicamente. A maioria dos bailarinos relatou bem-estar e melhoras na saude mental e fisica devido à socialização com seus pares dançando e aprendendo continuamente. Estas aulas desafiaram a sensorialidade dos bailarinos e serviram como um recurso extra para o conhecimento da dança.
Downloads
Published
Versions
- 2023-11-30 (3)
- 2023-11-30 (2)
- 2022-12-30 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in the Revista Brasileira de Estudos em Dança are
responsible for the content of signed articles and retain copyright.
They grant the journal the right of first publication with the work simultaneously
licensed under the Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 License
(Open Archives Initiative - OAI). This feature, used for open-access journals,
allows sharing work for non-commercial purposes and acknowledges
authorship. If the text is later published in another vehicle, the author
must inform that it was initially published as an article in the Revista Brasileira
de Estudos em Dança. Therefore, even if the journal owns the first publication,
authors are entitled to publish their work in institutional repositories or on
their personal pages, even if the editorial process has not been completed.
The journal reserves the right to make normative, orthographic, and grammatical changes to maintain the language standard, respecting the authorial style.