Esta é uma versão desatualizada publicada em 2023-11-30. Leia a versão mais recente.

Apresentação do Dossiê "Outras Danças, Muitas Histórias"

Autores

Biografia do Autor

Rafael Guarato, Universidade Federal de Goiás

Rafael Guarato é historiador da dança e professor do curso de graduação em Dança e dos Programas de Pós-Graduação em Artes da Cena e Performances Culturais da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutor em História e Líder do Grupo de Pesquisa em Memória e História da Dança (CNPq) e integrante del grupo Descentradxs - Descentrar la Investigación en Danza. Além de artigos publicados em diferentes periódicos nacionais e internacionais, é autor dos livros "Dança de rua: corpos para além do movimento" (2008) e "Ballet Stagium e a fabricação de um mito" (2019).

Isabela Buarque, Universidade federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta nos cursos de Dança da UFRJ. Doutora em Memória Social - UNIRIO. Mestre em História Comparada - UFRJ. Graduada em Bacharelado emDança - UFRJ. Foi coordenadora do curso de Licenciatura em dança – UFRJ (2018-2021). Coordenadora do projeto "Partilhas em Dança Educação”: ensino, pesquisa e extensão - DAC/UFRJ; do projeto de pesquisa “Estudos em História da dança no Brasil” – DAC/UFRJ e do projeto “Arriscado”: diálogo entre dança e acrobacia – DAC/UFRJ. 

Fabiana Amaral, Grupo de Pesquisa em Memória e História da Dança (MeHDa)

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018), Mestre pelo mesmo Programa (2013), Bacharel em Dança pela mesma Instituição (2010). Atualmente integra o Projeto de Pesquisa Estudos em História da Dança no Brasil (UFRJ), o Projeto de Extensão Corpo em Cena: Fluxos Relacionais entre Formação em Dança e Atuação de Egressos na Sociedade (UFRJ), além do Grupo de Pesquisa em Memória e História da Dança (MeHDa - CNPq/UFG). Foi professora substituta dos cursos de Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro no biênio 2014-2015 e novamente no biênio 2019-2020, além de ter atuado como Coordenadora de Residências Artísticas e Oficinas no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro de 2018 a 2021, estruturando editais e participando de bancas de seleção de importantes companhias de dança do Rio de Janeiro e de outros estados que pleiteiam semestralmente espaço de residência no referido equipamento cultural. Tem experiência nas áreas de Artes e História, com ênfase em Dança, História da Dança e História da Dança no Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Dança, Corpo e História.

Downloads

Publicado

2022-07-15 — Atualizado em 2023-11-30

Versões