Esta é uma versão desatualizada publicada em 2023-11-30. Leia a versão mais recente.

Provincializar o reenactment:

crítica da ideia de patrimônio em prol de uma historicidade sensível da obra de dança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2022.v1.n1.53679

Palavras-chave:

historia de la danza, teoría de la danza, teoría poscolonial, memoria, danza contemporánea.

Resumo

O objetivo deste escrito é oferecer uma aproximação ao conceito de reenactmenta partir de um enfoque ligado à teoria pós-colonial. Neste sentido, propõe provincializar o reenactment, ou seja, renovar seu significado a partir de e para o sul global. O conceito de reenactmenté entendido como uma crítica implícita à objetualização da obra de dança e à monetização do passado característica da economia neoliberal. Seu funcionamento como eixo de trabalho artístico tem a capacidade de revelar o lugar da históriana cena, o que no caso da dança em Buenos Aires faz referência a uma poética da ausência, ligada à experiência histórica da última ditadura.

Biografia do Autor

Juan Ignacio Vallejos, William & Mary University

Emily Wilcox is a specialist in the cultural studies of modern and contemporary China, with a focus on dance and performing arts. She is author of Revolutionary Bodies: Chinese and the Socialist Legacy, (University of California Press, 2019, winner of the de la Torre Bueno Prize) and co-editor of Corporeal Politics: Dancing East Asia (University of Michigan Press 2020). Dr. Wilcox has published twenty-five articles and book chapters on dance and performance in Asia and is past president of the Association for Asian Performance. In 2014-15, she received a humanities fellowship from the American Council of Learned Societies. In 2016-17, she was the recipient of a Social Science Research Council Transregional Research Junior Scholar Fellowship.

Referências

AGNEW, Vanessa. History’s Affective Turn: Historical Reenactment and Its Work in the Present. Rethinking History, v. 11, n. 3, p. 299-312, 2007.

BOURDIEU, Pierre. Quelques propriétés des champs. In Questions de sociologie, Paris: Minuit, 2002, p. 113-120.

CHAKRABARTY, Dipesh. Al margen de Europa. Pensamiento poscolonial y diferencia histórica. Barcelona: Tusquets, 2008.

FRANKO, Mark (Ed.). The Oxford Handbook of Dance and Reenactment. Oxford: Oxford University Press, 2017.

FRANKO, Mark y VALLEJOS, Juan Ignacio. Teatralidad y Performance en Foster y Butler: sobre el lugar de la coreografía en la filosofía. Debate Feminista, v. 62, p. 47-71, 2021.

FRANKO, Mark. Writing for the body: notation, reconstruction, and reinvention in dance. In Choreographing Discourses. A Mark Franko Reader. London, New York: Routledge, 2019, p. 13-28.

GUARATO, Rafael. Ballet Stagium e a fabricação de um mito. Curitiba: CRV, 2019.

GUARATO, Rafael. Del abandono como práctica historiográfica para una historiografía del abandono. Investigaciones en Danza y Movimiento, n. 1, p. 3-21, 2019.

LAET, Timmy de. Giving Sense to the Past: Historical D(ist)ance and the Chiasmatic Interlacing of Affect and Knowledge. In FRANKO, Mark (Ed.). The Oxford Handbook of Dance and Reenactment. Oxford: Oxford University Press, 2017, p. 33-56.

LAUNAY, Isabelle. Cultures de l’oubli et citation. Les danses d’après, II. Paris: CND, 2019.

LAUNAY, Isabelle. Poétiques et politiques des répertoires - Les danses d'après, I. Paris: CND, 2017.

LAUNAY, Isabelle. Réinventer l'héritage chorégraphique ou la passe des ‘Carnets Bagouet’. Filigrane, n. 3, p. 153–171, 2006.

LEPECKI, André. The Body as Archive: Will to Re-Enact and the Afterlives of Dances. Dance Research Journal, v. 42, n. 2, p. 28-48, 2010.

LOUPPE, Laurence. Poétique de la danse contemporaine. Bruxelles: Contredanse, 1997.

MARTIN, Randy. A precarious dance, a derivative sociality. TDR/The Drama Review, v. 56, n 4, p. 62–77, 2012 .

NACHBAR, Martin. Tracing Sense/Reading Sensation: an essay on imprints and other matter. In FRANKO, Mark (Ed.). The Oxford Handbook of Dance and Reenactment. Oxford: Oxford University Press, 2017, p. 19-32.

POUILLAUDE, Frederic. Le désœuvrement choreographique. Paris: Vrin, 2009.

REYNOLDS, Simon. Retromanía: la adiccion del pop a su propio pasado. Buenos Aires: Caja Negra, 2012.

SCHNEIDER, Rebecca. Performing Remains: Art and War in Times of Theatrical Reenactment. London, New York: Routledge, 2011.

VALLEJOS, Juan Ignacio. El Cuerpo-archivo y la Ilusión de la Reconstrucción: el caso de la Consagración de la Primavera de Dominique Brun. In CAROZZI, Maria Julia (Ed.). Escribir las danzas: coreografías de las ciencias sociales. Buenos Aires: Gorla, 2015, p. 141-175.

VALLEJOS, Juan Ignacio. Subverting Precariousness. Work, History and Aesthetics in Buenos Aires Contemporary Dance. Dance Research Journal, v. 51, n. 1, p. 32-46, 2019.

Publicado

2022-07-30 — Atualizado em 2023-11-30

Versões