Esta é uma versão desatualizada publicada em 2022-12-30. Leia a versão mais recente.

Ensino e aprendências das danças populares: perspectivas históricas, curriculares e metodológicas

Autores

  • Renata Celina de Morais
  • Daniela Maria Amoroso UFBA

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2022.v2.n2.55127

Palavras-chave:

CURRÍCULO. DANÇAS POPULARES. ENSINO.

Resumo

O estudo se concentra em fazer uma retomada histórica sobre as concepções epistemológicas presentes no ensino, desde os currículos da educação básica ao ensino superior. A vertente considerada é a da presença contínua de conteúdos eurocêntricos que vem permeando o ensino no país desde os séculos anteriores, colocando os saberes do povo, da nossa terra, como coadjuvantes ou mesmo silenciados nos currículos. O aporte teórico está fundamentado nas proposições educacionais de Freire (2014), nas considerações sobre o currículo sistematizadas por Silva (2019) e Castro-Gomez (2007) e retomadas historicamente por Carvalho (2019). As problematizações  se ancoram nas reflexões de Kilomba (2019) e dialogam com as vias práticas para o ensino da dança popular, desenvolvidas por Ligiéro (2011), entre outros autores que fortalecem o discurso aqui compartilhado. Como resultado, trazemos uma possibilidade de trabalho teórico-prático para o ensino das danças populares repetindo a tríade de Ligiéro e adicionando a ‘contextualização’ como mais uma vértice a ser inserida como princípio metodológico.

Biografia do Autor

Renata Celina de Morais

Graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestra em Artes Cênicas (UFRN) e doutoranda em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Dançarina e Pesquisadora, integrante do UMBIGADA - Grupo de Pesquisa em Dança, Cultura e Contemporaneidade no Programa de Pós-Graduação em Dança, UFBA.

Daniela Maria Amoroso, UFBA

Departamento de Dança na UFBA e Programa de pós graduação em Dança e Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas

Downloads

Publicado

2022-12-30

Versões