Ensino e aprendências das danças populares:

perspectivas históricas, curriculares e metodológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2022.v2.n2.55127

Palavras-chave:

CURRÍCULO. DANÇAS POPULARES. ENSINO.

Resumo

O estudo se concentra em fazer uma retomada histórica sobre as concepções epistemológicas presentes no ensino, desde os currículos da educação básica ao ensino superior. A vertente considerada é a da presença contínua de conteúdos eurocêntricos que vem permeando o ensino no país desde os séculos anteriores, colocando os saberes do povo, da nossa terra, como coadjuvantes ou mesmo silenciados nos currículos. O aporte teórico está fundamentado nas proposições educacionais de Freire (2014), nas considerações sobre o currículo sistematizadas por Silva (2019) e Castro-Gomez (2007) e retomadas historicamente por Carvalho (2019). As problematizações  se ancoram nas reflexões de Kilomba (2019) e dialogam com as vias práticas para o ensino da dança popular, desenvolvidas por Ligiéro (2011), entre outros autores que fortalecem o discurso aqui compartilhado. Como resultado, trazemos uma possibilidade de trabalho teórico-prático para o ensino das danças populares repetindo a tríade de Ligiéro e adicionando a ‘contextualização’ como mais uma vértice a ser inserida como princípio metodológico.

Biografia do Autor

Renata Celina de Morais, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestra em Artes Cênicas (UFRN) e doutoranda em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Dançarina e Pesquisadora, integrante do UMBIGADA - Grupo de Pesquisa em Dança, Cultura e Contemporaneidade no Programa de Pós-Graduação em Dança, UFBA.

Daniela Maria Amoroso, Universidade Federal da Bahia

Departamento de Dança na UFBA e Programa de pós graduação em Dança e Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas

Publicado

2022-12-30 — Atualizado em 2023-11-30

Versões