Encontros entre práticas:
Bartenieff FundamentalsSM e Body-Mind CenteringSM
DOI:
https://doi.org/10.58786/rbed.2022.v2.n2.55160Palavras-chave:
Bartenieff Fundamentals, Body-Mind Centering, dança, prática somática, narrativa somática.Resumo
Este artigo aborda um encontro entre duas linhagens somáticas influenciadoras da dança: Sistema Laban-Bartenieff e Body-Mind CenteringSM (BMC), ou mais especificamente,os Fundamentos propostos por Bartenieff e os princípios dos Padrões Neurocelulares Básicos (PNB). Nas duas linhagens existe a indicação de reviver as fases de desenvolvimento do movimento humano como estratégia de reorganização da conectividade corporal para desfazer bloqueios, automatismos e como suporte nas elaborações criativas de movimentos. As duas abordagens influenciaram e continuam alimentando mudanças nos modos de ensinar e criar danças. Neste trabalho partilho uma narrativa somática construída por certos princípios conectivos deste vasto campo experienciado a partir de enunciados (imaginação guiada) e sequências prévias de movimento orientadas pelas duas abordagens. A narrativa indica processos em elo, de movimentos internos até mudanças de forma no espaço, do chão até a locomoção, em conexões com as Cinesferas (interna, pessoal e exterior), na partilha integrada entre corpo e ambiente.Referências
BARTENIEFF, I. & LEWIS, D. Body Movement: Coping the environment. Amsterdam: Gordon and Breach Publishers, 1980.
BARTENIEFF, I. Notes from a Course in Correctives. New York: The Dance Notation Bureau, Inc. Third Printing/impressão xerox, 1977.
COHEN, B. B. Basic Neurocellular Patterns: Exploring Developmental Movement. El Sobrante: Burchfield Rose Publishers, 2018.
___________. Sentir, perceber e agir: educação somática pelo método Body-Mind Centering. São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2015.
CUNHA, C.S., PIZARRO, D.; VELLOZO, M. (orgs). Práticas somáticas em dança: Body-Mind CenteringSM em Criação, Pesquisa e Performance. Vol.1. Brasília: Editora IFB, p. 29-25, 2019.
EDDY, M. Mindful Movement: The evolution of the Somatic Arts and Conscious Action. Chicago: The University of Chicago Press, 2017.
__________. Uma breve história das práticas somáticas e da dança: desenvolvimento histórico do campo da educação somática e suas relações com a dança. Repertório, Salvador, ano 21, n. 31, p. 25-61, 2018.2.
__________. Corporalização Dinâmica: Uma abordagem somática para a educação, as artes, a saúde e a interconectividade. In CUNHA, C.S., PIZARRO, D.; VELLOZO, M. (orgs). Práticas somáticas em dança: Body-Mind CenteringTM em Criação, Pesquisa e Performance. Vol.1. Brasília: Editora IFB, p. 29-25, 2019.
FERNANDES, C. O corpo em movimento: o Sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. 2ª edição revisada. São Paulo: Editora Annablume, 2006.
_________________. Somática como pesquisa: Autonomias em movimento como fonte de processos acadêmicos vivos. CUNHA, C.S., PIZARRO, D.; VELLOZO, M. (orgs). Práticas somáticas em dança: Body-Mind CenteringTM em Criação, Pesquisa e Performance. Vol.1. Brasília: Editora IFB, p. 29-25, 2019.
_________________. Mexendo as cadeiras: em que o Sistema Laban/Bartenieff pode ser bom para tudo ?. Evento Mal-estar na Cultura. Pós-graduação em Filosofia -IFCH-UFRGS, 2010. Disponível em www.malestarnacultura.ufrgs.br
LABAN, R. O domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.
HACKNEY, Peggy. Making Connections: Total Body Integration through Bartenieff Fundamentals. New York: Routledge, 2002.
MILLER, Gill W; ETHRIDGE, Pat; MORGAN, Kate T. Exploring Body-Mind Centering: An Anthology of experience and method. Berkeley/California: North Atlantic Books, 2011.
PEES, Adriana A. Body-Mind Centering©: A dança e a poética nas linhas dançantes de Paul Klee. Rio de Janeiro: Livros Ilimitados, 2016.
WAHL, Colleen. Laban/Bartenieff Movement Studies: contemporary Applications. Champaign, IL: Human Kinetics, 2019.
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-11-30 (2)
- 2022-12-30 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As pessoas autoras que publicarem na Revista Brasileira de Estudos em Dança são os responsáveis pelo conteúdo dos artigos assinados e retém os direitos autorais. Concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 (Open Archives Iniciative - OAI). Esse recurso, utilizado para periódicos de acesso aberto, permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, a pessoa autora deverá informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na Revista Brasileira de Estudos em Dança. Assim sendo, ainda que a revista seja detentora da primeira publicação, é reservado às pessoas autoras o direito de publicar seus trabalhos em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais, mesmo que o processo editorial não tenha sido finalizado.
É reservado à revista o direito de realizar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical visando manter o padrão de língua, respeitando-se, porém, o estilo autoral.